Queijo fermentado de caju

 

Que tal correram as experiências com o rejuvelac? Se ainda não o fez esta é a oportunidade certa: dá para fazer queijo!

Os queijos vegetais não são iguais aos queijos com lácteos animais mas são deliciosos mesmo assim. E são extremamente versáteis! Esta receita é a base, a partir daqui pode juntar o que quiser.. Se quiser um queijo de ervas faça a base e, depois do queijo repousar, misture ervas e uma pitada de pimenta preta. Se preferir um gosto de queijo mais pronunciado adicione uma colher de chá de levedura de cerveja.

O rejuvelac é responsável por fazer fermentar o queijo, por isso é um bom queijinho vivo cheio de bactérias boas que alimentam o intestino, como se quer. A saúde vem daí, é preciso cuidar!

 

 

Adorei comê-lo barrado no pão com tomate e orégãos, ou marinado com um fio de azeite e muito manjericão fresco. Com figos secos também fica uma delícia!

Partilho a receita básica: siga-a e depois dê asas à sua imaginação.

Rende um queijinho e dura cerca de 2 semanas no frio.

Ingredientes para 1 queijo

  • 2 chávena de cajus crus
  • ½ cup de rejuvelac
  • sal marinho a gosto

Demolhe os cajus durante 1 noite. Retire a água da demolha e lave-os bem.

Coloque-os no processador, na Bimby, um triturador, o que quiser, junte o rejuvelac e o sal e triture até estar bem cremoso.

Coe e coloque o preparado num voile para queijo, um pano fino ou mesmo um lenço. Eu usei um pano da loiça de algodão fino (e bem lavado, claro).

Deixe repousar pendurado durante 24 horas.

 

Retire o pano, coloque-o num prato, coma e sinta o seu intestino sorrir.

2 Comments on Queijo fermentado de caju

  1. cristina
    4 Janeiro, 2018 at 12:51 (2 meses ago)

    Olá Conheci agora o blog, muito fixe ! Gostava de saber que outros alimentos é q podem ser utilizados p fazer este queijo, para além do cajú… Outra dúvida é se tem de ser em verde, não pode ser seco. Obrigado desde já. Bj

    Responder
    • thelovefood
      15 Fevereiro, 2018 at 20:16 (1 semana ago)

      Olá Cristina, mito obrigada! Pode usar qualquer oleaginosa. O Caju não é fresco, é seco. Não use oleaginosas fritas, apenas secas (sem qualquer cozedura). Bons cozinhados!

      Responder

Leave a Reply