Tarte de maçã para crianças

 

IMG_9508_Fotor

O meu filho não come açúcar refinado. O açúcar refinado é um verdadeiro veneno e a causa de muitas doenças que se alastram, silenciosas, incluindo a hiperactividade, muitas vezes mal diagnosticada e confundida com overdose de açúcar, mas também diabetes, obesidade e cancros. Pode saber bem mas faz mal, e enquanto eu e o pai pudermos escolher, ele não come. E o mais interessante é que ele não pede nem nunca pediu nada com açúcar refinado, por isso nem sequer faz sentido dar-lhe. Ele delicia-se com fruta madura, lambuza-se todo, fica feliz! Neste Natal quando lhe puseram à frente uma travessa cheia de rabanadas (entre muitas outras delícias da mesa farta de Natal) e ele olhou despreocupado, tirou as passas e os pinhões que as rabanadas tinham por cima e comeu-as, entre todas as gulodices que havia na mesa. Não foi por não lhe terem dado a provar, porque deram, infelizmente, mas ele recusou. Creio que isso tem a ver com a educação alimentar que lhe damos em casa. Não é restritiva ou ditatorial, simplesmente não comemos nada que seja pouco saudável, mesmo antes de ele nascer, portanto ele deve ter isso gravado nos genes.

 

Em casa nunca temos grandes sobremesas, só em dias de festa, e o que temos é sempre saudável (são sempre delícias do The Love Food, claro!). Normalmente comemos fruta e receitas com fruta (fruta assada, gelado de fruta, etc).

Mas vezes apetece fazer uma sobremesa mais especial mas nem por isso uma bombinha de açúcar. Por isso resolvi experimentar fazer uma tarte de maçã que fosse levinha, levinha, levinha de tal maneira que ele pudesse também comer e que fosse apetecível. Saiu esta, que se fez num instante e se devorou num instante também. É uma excelente opção de lanche ou sobremesa para bebés e crianças, mas também para o resto da família!

 

IFotor

Para a massa:

  • 1 chávena de flocos de aveia finos
  • 1 chávena de flocos de trigo sarraceno finos
  • ¼ de chávena de pasta de tâmaras
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • ¼ cup de água

Triture os flocos todos, junte os outros ingredientes e faça “pulse” no processador ou amasse tudo à mão. Eu fiz na Bimby, triturando primeiro os flocos na vel. 5 e depois juntei tudo e fui envolvendo entre vel. 3 e 5 até estar bem ligado.

Forre uma tarteira ou uma forma de base amovível com papel vegetal. Achate a massa no fundo de forma a cobrir o fundo e as bordas.

Leve ao forno a 150ºC durante 10 mn.

Retire da forma com cuidado e deixe arrefecer.

IMG_9495_Fotor

Para o puré de maçã

  • 1 Kg de maçãs
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 30 gr de água

Coloque todos os ingredientes na Bimby e programe 10 mn, temp. 100, vel. 1.

Quando estiver pronto triture na vel. 8 até estar cremoso.

Pode fazer na panela, levando todos os ingredientes ao lume até as maçãs estarem bem tenras (15 mn) e depois triture com o processador ou a varinha mágica.

Deixe arrefecer.

IMG_9495_FotorColoque o recheio na massa de tarte assada e cubra com coco laminado tostado ou com frutas frescas como framboesas e mirtilos.

Leve ao frio antes de servir.

Delicie a família inteira!

2 Comments on Tarte de maçã para crianças

  1. Carla
    20 Janeiro, 2017 at 0:11 (10 meses ago)

    Olá. Tem tão bom aspeto. Quero mudar os hábitos alimentares cá em casa pq os meus filhos têm andado doentes ultimamente e o mais velho sofre de asma. Sabemos dos malefícios de uma má alimentação e embora a nossa não seja das piores há velhos hábitos difíceis de cortar. Neste momento estamos a abolir os laticínios, sobretudo o leite. Está a ser difícil encontrar a alternativa porque os miúdos não gostam de nenhuma bebida vegetal. Alguma sugestão? E já agora, tendo em conta que usa a Bimby, por acaso não tem uma receita de iogurtes vegetais ( sem ser soja) para mandar na lancheira? Obrigada. Tudo de bom.

    Responder
    • thelovefood
      27 Janeiro, 2017 at 18:51 (10 meses ago)

      Olá Carla! Que bom, obrigada! Faz muito bem em abolir o leite! Tenho a certeza que o seu mais velho se irá sentir melhor depois disso.
      relativamente ao leite, não é necessário substitui-lo porque ele não é necessário na alimentação humana. De qualquer maneira aconselho-a a experimentar os da marca Isola Bio, nomeadamente o de arroz, que é muito saboroso. Há lojas que o têm a preços inaceitáveis, o preço normal é 1,59, tente encontrar ou encomendar se puder porque vale a pena.
      Quanto as iogurtes, pode fazer vegetais com kefir ou de leite de coco ou de caju com agar agar. Vou testar receitas e posto aqui se conseguir acertar 🙂
      Um beijinho

      Responder

Leave a Reply