Hambúrgueres de quinoa e hummus

IMG_4910

Está quase a acabar o ano e é tempo de balanços e de boas receitas simples. Este ano, para mim, foi inesquecível: foi o ano em que fui mãe. Ser mãe é a coisa mais incrível que me aconteceu, mas também a mais difícil. Mas todas as dificuldades se superam quando se recebe um sorriso desdentado, não é assim, mães desse lado?

Foi o ano em que o meu outro bebé, o The Love Food, começou a lançar raízes e a espalhar-se pelo país. Um orgulho e muito amor por este projecto que cresce e cresce. É um prazer poder ganhar a vida a fazer bem. No próximo ano quero continuar esta quimera e chegar cada vez mais longe.

O que aprendi este ano é que devemos livrar-nos do que nos faz mal. Podemos ter uma alimentação perfeita, saudável, da estação, etc., mas se mantemos na nossa vida o que nos faz mal nunca poderemos ser livres e realmente saudáveis. É importante dar o passo, trocar o que nos faz mal por outras coisas (ou pessoas) que nos façam bem. Por exemplo, não voltar a comprar aquele pacote de bolachas cheias de açúcar e ingredientes esquisitos e inscrever-se naquele ginásio novo de crossfit; deixar aquele emprego chato e criar o seu negócio de sonho; acabar aquela relação que se arrasta e que só lhe traz tristeza e começar uma nova vida. São clichés mas são verdade. A vida transforma-nos, temos que a domar.

Tudo o que se passa, cada segundo, só acontece uma vez e passa rápido demais. Há que aproveitar cada momento. Eu sei que são frases batidas mas esquecemo-nos rápido. Porque deixamos arrastar situações que nos deixam infelizes?

2016 vai ser um ano mesmo bom! Estou a fazer countdown. Até lá terminem este ano em grande com os hambúrgueres de quinoa e hummus, os mais simples que pode haver. São super crocantes por fora, deliciosamente tenros por dentro e  tão fáceis de fazer!

Sejam felizes! Façam por isso. Bom ano!

 

IMG_4909

Ingredientes para os hambúrgueres:

  • 1 e ½  chávena/xícara de hummus
  • 1 chávena/xícara de quinoa cozida

Para o hummus

  • 2 chávenas/xícaras de grão-de-bico cozido
  • 1 colher de sopa de tahin
  • sumo de 1 limão
  • sal a gosto, marinho de preferência
  • 1 um fio de azeite
  • pimentão doce, opcional, uma pitada

Para cozer a quinoa

  • ½ chávena/xícara de quinoa
  • 1 chávena/xícara de água

Pode demolhar a quinoa durante 4 a 8 horas se preferir.

Lave a quinoa em água corrente.

Coloque numa panela com a água e uma pitada de sal e cozinhe até estar tenra e a água desaparecer. Eu gosto de desligar o lume quando ainda há um pouco de água na panela, depois tapo e deixo-a acabar de cozer os últimos 5 minutos assim, calmamente.

Para os hambúrgueres

Misture a quinoa e o hummus. Tempere novamente no caso de precisar. Neste estágio pode juntar o que quiser: ervas aromáticas, cenoura ralada, etc., mas também ficam deliciosos simples!

Faça bolinhas e achate-as entre as mãos. Coloque os hambúrgueres numa frigideira com um fio de azeite e deixe dourar dos dois lados. Ficam muito bons quando ficam bem dourados, a quinoa fica muito crocante!

Leave a Reply