IMG_1799

 

Já estava com vontade de partilhar uma sobremesa bem decadente há imenso tempo! Esta tarte é incrivelmente deliciosa, tem várias texturas mas é sobretudo super cremosa e uma surpresa de sabores.

Os speculoos são uma bolacha típica da Bélgica, são geralmente servidas com o café e na altura do Natal. Tenho de inventar uma receita mais saudável para as fazer de raiz mas desta vez acabei por usar de pacote, shame on me. É raro comprar pacotes de bolachas, mas estas chamaram-me. Morei um ano na Bélgica no meu primeiro ano de faculdade e foi aí que descobri estas bolachas. Na altura do Natal por vezes compro para matar as saudades.

Experimente, parece complicado mas não é. É uma maravilha!

IMG_1800

Para a base

  • 200 gr de speculoos/spekulas
  • 4 colheres de sopa de margarina (usei da Provamel)

Triture as bolachas no processador até ficar um pó. Junte a margarine e volte a triturar até ficar uma massa consistente.

Retire e forre uma tarteira de base amovível, achatando bem com as mãos.

IMG_1801

Para o recheio de abóbora

  • 1 chávena de puré de abóbora
  • 3 colheres de sopa de farinha de araruta (ou amido de milho)
  • 1/3 chávena de açúcar mascavad0
  • ½ colher de chá de canela
  • 1 chávena de leite de coco

Faça o puré de abóbora: leve uma abóbora butternut, aberta a meio ao forno, e meia abóbora okaido também aberta, ambas com a casca para baixo. Deixe assar durante 1 hora ou até estarem tenras. Retire toda a polpa com a ajuda de uma colher de sopa. Triture com a varinha mágica e reserve.

Misture o puré de abóbora com todos os outros ingredientes numa panela e leve ao lume até ficar cremoso e ligado (10 mn, mais ou menos). Deixe arrefecer/esfriar.

IMG_1802

Para a cobertura de chocolate

  • 200 gr de chocolate negro com laranja ou de chocolate negro simples (nesse caso aconselho a juntar raspa de laranja depois de derreter) – o meu tinha também amêndoas caramelizadas
  • 4 colheres de sopa de leite de coco

Derreta o chocolate numa panela com o leite de coco.

Reserve.

IMG_1803

Para montar

Coloque o recheio de abóbora na tarteira forrada com a massa de speculoos e alise com uma espátula. Verta o chocolate derretido e alise. Deixe arrefecer um pouco e leve ao frio.

Para comer

Não coma tudo de uma vez, embora a vontade seja grande. É uma maravilha.

Total
28
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*