IMG_4164

 

 

Gente, não imaginam o meu entusiasmo a escrever este post. Esta receita é INCRÍVEL! Estava ansiosa para experimentar uma receita de pão de queijo vegano e aproveitei ter um carregamento de batata doce de Aljustrel (a melhor!) na despensa e uns convidados a beber uma cervejinha no sol no jardim para pôr a mão na massa. E que massa maravilhosa que fica! Não cola aos dedos, fica suave e super fácil de manusear. Se tiver crianças em casa é uma boa receita para as pôr a trabalhar! Já disse que esta receita é INCRÍVEL? Ninguém vai acreditar que não tem queijo nem glúten!

Coma-os quentes. Não sei como ficam depois de quentes porque foram impiedosamente devorados, mas sei que quentes ficam… INCRÍVEIS!

Receita adaptada da maravilhosa Bela Gil.

IMG_4162

Receita para 3 tabuleiros de pãezinhos

  • 200 gr de polvilho azedo
  • 300 gr de polvilho doce
  • 150 ml de azeite
  • 500 gr de batata doce em puré (coza em água ou a vapor, escoe e esmague muito bem)
  • 1/3 de chávena/xícara de água
  • 1 colher de sopa de orégãos
  • sal a gosto

Coloque o polvilho azedo, o polvilho doce, o sal, os orégãos e o azeite numa tigela.

Junte o puré de batata doce e misture com uma colher de pau. Aos poucos vá adicionando a água. Misture a massa com as mãos.

Rapidamente a massa fica um sonho! Muito fofinha e fácil de manusear.

Faça bolinhas do tamanho de uma noz ou maiores.

Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal em forno pré-aquecido a 180ºC.

Deixe dourar durante 30 a 40 mn.

Retire e coloque-os na cesta do pão embrulhados num pano, para se manterem quente e fofos.

Devore-os e sambe ao mesmo tempo.

Total
2K
Shares

26 comments

    1. Olá Li! É farinha de mandioca, uma é fermentada e assada, outra é apenas assada. Encontra em todos os supermercados e hipermercados.

  1. Tenho uma intolerância comprova por testes sanguíneos ao fermento de padeiro. Não consigo fazer em casa nenhum tipo de pão sem fermento. Já experimentei inúmeras receitas e ficam todas mto mal. Vou experimentar estes pãezinhos! Tem alguma receita de pão sem fermento de padeiro?

    1. Olá Maria, espero que goste! Experimente fazer “massa velha”. É massa de pão que fica a fermentar e serve de fermento. É como se fazia o pão antigamente. Qualquer receita de pão deve funcionar, basta trocar o fermento pela massa velha.

  2. Olá Maria. Tenho uma duvida: qdo diz batata doce em pure, pesa os 500g em cru ou depois de reduzida a puré? Tenho mmo de experimentar esta receita! Obrigada

    1. Olá Vanessa, o polvilho doce deixa a massa mais compacta, não tão leve. O polvilho azedo, por ser fermentado, actua como um fermento e cria bolhas de ar na massa, fazendo com que esta fique super fofa. Por isso aconselho a usar os dois porque são complementares.

  3. Olá, experimentei estes paezinhos ontem e ficaram completamente ocos por dentro. Sugestões sobre o que pode ter acontecido? As únicas pistas que posso dar é que adicionei o leite todo de uma vez só já no fim de ter adicionado a água porque reparei só no final que nas indicações não o referiste… Por pouco ia ficando esquecido. Depois, os pães demoraram muito mais a cozer do que os 40 minutos… estavam todos crus por dentro e tiveram que fica mais um bom bocado no forno. Mas o sabor estava bom 🙂
    Continua o bom trabalho!

  4. MARAVILHOSOS!!
    A receita deu para 42 paezinhos. Foi vê-los desaparecer num instante….
    No dia seguinte dizia-me o meu filho: “Ó mãe, faz mais daqueles paezinhos de queijo sem queijo!” 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*