IMG_4175_Fotor

Eu adoro pão. É o meu maior pecado. Se o mundo acabasse amanhã era bem capaz de me sentar à espera a comer pão com azeite. Bom pão e bom azeite é um verdadeiro petisco!

Tenho reparado que, infelizmente, o glúten me deixa inchada, então evito comer pão. E o pão já não é o que era! Tenho optado cada vez mais por opções sem glúten, mas são em geral bastante caras. Encontrei esta marca Nutrifree à venda na www.glutenfreeliving.pt e fiquei fã! Finalmente podia comer uma pizza sossegada sem ter uma banda de balões dentro da barriga.

A massa é muito fácil de fazer e é menos trabalhosa do que a pizza com glúten porque não é preciso sovar. Para esticar convém usar uma farinha sem glúten como a de arroz ou de trigo sarraceno. Depois é só escolher as coberturas e já está! Fica uma delícia!

fotografia-23

IMG_4161_Fotor

IMG_4170_Fotor

Para 2 pizzas grandes (6 a 8 pessoas)

  • 500 gr de Mix para Pizza Nutrifree
  • 400 ml de água
  • 1 saqueta de fermento instantâneo para pão
  • uma colher de sopa de azeite
  • sal q.b.
  • farinha de trigo sarraceno para estender a massa

Coloque a farinha e o sal numa taça.

Numa taça mais pequena misture o fermento e a água.

Faça uma cova no centro da farinha e deite a água e o azeite. Envolva com uma colher até estar tudo incorporado e ficar uma massa pegajosa.

IMG_4171_Fotor

 

Polvilhe a mesa de trabalho com a farinha de trigo sarraceno e amasse a massa até deixar de estar pegajosa. Como não tem glúten não precisa de sovar muito! É só até ela ficar lisinha como um rabinho de bebé

Coloque a massa numa taça previamente untada com azeite e cubra com película ou com um pano. Deixe repousar 3 horas ou até dobrar de tamanho.

Depois de ter crescido, parta-a ao meio.

Estique a massa (é muito fácil de esticar!) com o rolo da massa e coloque a cobertura que quiser! Eu tinha uns tomates deliciosamente doces à espera de serem devorados, então fiz um molho simples assim:

IMG_4173_Fotor

Molho de tomate

  • 1 cebola picada
  • 5 tomates
  • 2 dentes de alho esmagados
  • sal

Refogue a cebola e os alhos até dourar. Junte o tomate e o sal envolva, tape a panela e deixe cozinhar 10 mn ou até os tomates se começarem a desfazer.

Retire a panela do lume e triture tudo com a varinha mágica.

Reserve!

Nota: Se os tomates forem ácidos junte uma pitada de açúcar mascavado.

Para a cobertura

Prefira legumes da estação! Eu usei pimentos cortados fininhos, cogumelos e courgette. Se preferir pode fazer um queijo de tofu.

Coloque a cobertura na pizza e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 mn.

Sirva imediatamente e delicie-se! Esta massa fica muito leve, crocante dos lados e muito fofa por baixo da cobertura. É extremamente saborosa e muito fácil de trabalhar. Experimente fazer esta pizza em casa e nunca mais irá querer outra coisa!

IMG_4177_Fotor

Total
29
Shares

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*