IMG_2879

Estes são os meus hambúrgueres preferidos. Desta vez fiz com grelos e cenouras e surgiu esta combinação maravilhosa, com as cenouras ligeiramente caramelizadas e doces a contrastar com a acidez subtil dos grelos. Tinha que partilhar com vocês! Se não tiver grelos pode usar a couve do caldo verde ou quaisquer legumes que tenha no frigorífico. Já experimentei com quase tudo e fica sempre bom! No prato ou no pão, é impossível não os comer todos.

Receita para 4 pessoas (ou duas gulosas, como é o caso)

  • 200 gr de aveia em flocos (não são os integrais, são os instantâneos)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cenouras raladas
  • 1/2 molho de grelos cozidos e picados
  • uma pitada de sal
  • uma pitada de pimenta preta/do reino
  • farinha de trigo integral/de espelta/de mandioca/do que quiser

Numa panela aqueça um fio de azeite. Junte a cebola e deixe alourar. Junte o alho e a cenoura e deixe refogar 5 mn em lume brando/médio. Adicione os grelos cozidos e envolva.

Junte a aveia, envolva bem com os legumes, tempere com sal e pimenta e junte água até cobrir.

A aveia vai inchar com a água, por isso deixe cozer lentamente e vá mexendo para não agarrar. A aveia e os legumes vão-se tornar numa massa que se vai despegando do tacho à medida que vai mexendo, e a aveia vai-se começar a desfazer. Quando estiver uma massa uniforme, desligue e deite para um prato. Achate com uma colher e deixe arrefecer até conseguir manusear.

IMG_2872

Para fazer hambúrgueres, salpique a massa com farinha, forme bolas do tamanho de uma bola de ténis entre as mãos e achate. Se a massa agarrar aos dedos junte mais farinha.

Depois dos hambúrgueres formados, aqueça um fio de azeite numa frigideira e coloque-os quando o azeite estiver quente.

Deixe dourar dos dois lados.

Também pode fazer no forno a 200ºC, convém juntar um fio de azeite.

Sirva com amor.

Total
9
Shares

5 comments

    1. Grelos são a rama dos nabos. Pode ser substituído por qualquer outro vegetal da sua preferência: espinafres, couves, cenouras, etc.

  1. Olá! Gostava de experimentar a receita mas tenho uma dúvida, o que são flocos de aveia instantâneos? Existe alguma indicação disso no rótulo do produto?

    Obrigada e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*