fotografia 1-22

 

Estava eu a fazer listas e listas de produtos que iria precisar para o bebé – fraldas ecológicas, detergentes ecológicos, algodões BIO, roupinhas sem químicos, etc. e tal – quando o Círculo Bio me enviou as nozes de saponária. Confesso a minha ignorância mas nunca tinha experimentado. Pareceu-me a melhor opção para lavar a pilha de roupinhas de bebé que tinha pendente à espera do melhor detergente (e, para mim, o melhor é aquele que tem menos ingredientes, menos químicos, BIO e vegano). Lavei tudo com as nozes e adorei!

IMG_2797

 

Usei 3 nozes de saponária por cada máquina de roupa, dentro do saquinho, e usei-as 3 a 4 vezes. A roupa fica óptima e evito os químicos estranhos dos detergentes comuns, mesmo dos detergentes de bebé. A roupa fica super macia e com cheiro a lavado sendo que não cheira a nada de especial (esqueçam o cheiro “Marinho” e “Floral”e outros que tal. Se fizerem mesmo questão de ter roupa cheirosa é só juntar umas gotinhas de óleo essencial na lavagem. Eu dispenso, sobretudo para o bebé. O cheirinho dele é mais do que suficiente!)!

fotografia 2-23

As nozes de saponária são mais económicas e ecológicas do que os detergentes convencionais. Quando as nozes estiverem secas e escuras (sinal de que saiu a saponina toda) pode usá-las como adubo para plantas ou composto.

Têm milhares de utilizações diferentes, e se as ferver com água e guardar o preparado pode usá-lo como champô para animais, limpa-vidros, detergente da loiça, repelente de insectos, etc.

Usado e aprovado! Aconselho vivamente a experimentarem!

IMG_2798

Total
13
Shares

7 comments

  1. Gostei muito deste artigo, até porque andava a ler algumas coisas relativamente ás nozes de saponária. Gostava de saber se tem alguma experiência na utilização destas nozes mas em roupa de adulto, nomeadamente em roupas que apresenta maior “sujidade” (roupas usadas em desporto)? E se sim, quais foram os resultados?? Grata pela atenção 🙂

    1. Obrigada, Anabela! As roupas de adulto lavam-se muito facilmente com as nozes mas as muito sujas não ficam perfeitas só com as nozes. Eu uso umas gotas do sabonete Dr. Bronner 18 em 1 (uso este: http://www.circulobio.pt/loja-dr-bronner-sabonete-liquido-de-amendoa) e tira as nódoas todas. Este sabonete é detergente, sabonete, champô para cães, enfim, muitas coisas num só frasco. E funciona perfeitamente em todas as funções. Espero ter ajudado! Um beijinho!

  2. Antes de mais, estou muito grata pelo blog, é um verdadeiro incentivo à fazer-nos bem e à Natureza que nos sustenta.

    Estou em mudanças e com elas vou aproveitar para aplicar todos os produtos ecológicos no lar.
    Já li bastantes artigos sobre as nozes saponárias e muitos referem que estas só com água quente é que actuam bem, mas eu pessoalmente prefiro lavar a roupa na temperatura mais baixa.

    Qual foi o processo de lavagem utilizado, ou se foram vários, qual o mais eficaz?
    Será efetivamente necessário usar água quente?

    Obrigada pela atenção e que a maternidade continue a ser uma experiência maravilhosa.

    1. Muito obrigada pela sua mensagem! Lavei na máquina de lavar no programa “bebé”, sinceramente não sei qual é a temperatura. Certamente que funcionam na máquina com uma temperatura mais baixa, desde que quente. Manualmente pode ferver as nozes e juntar um bocado de líquido à água de lavar a roupa. É mesmo uma questão de experimentar! Espero ter ajudado! A maternidade é uma delícia 🙂

  3. Também comprei as nozes com o Círculo Bio no Mercado Biológico do Carandá, cá em Braga. São mesmo fantásticas e adiciono umas gotinhas de óleo essencial; até agora usei de chá de árvore ou eucalipto, entretanto comprei de rosa e ainda estou para experimentar. É mesmo bom poder usar este tipo de produtos e saber que são seguros quer para nós, quer para as águas 🙂

  4. Olá,

    Recebi recentemente as nozes saponárias (ainda não as utilizei), mas surgiu-me uma duvida, é necessário retira-las da máquina antes de começar o ciclo de enxaguamento?

    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*