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Sem querer começar a impingir-vos mesinhas da avó ou “cenas freaks”, a verdade é que com estas variações de temperatura acabamos por ficar constipados/resfriados facilmente e depois encharcamo-nos de medicamentos até passar. Mas não precisamos de medicamentos, que fazem mais mal do que bem. A automedicação é um flagelo! Toda a gente toma remédios e suplementos para tudo e para nada. Para estas coisas pequenas não é necessário recorrer a medicamentos. Eu tenho-me safado assim, embora, confesso, raramente me constipo/resfrio. São estas as dicas (vá lá, tente tudo antes de entrar na farmácia):

1. Aposte em legumes e frutas com Vitamina C e combine-as com outras com Zinco. O Zinco ajuda a absorção da Vitamina C! Por exemplo: faça sumo de laranja e limão com kiwi e coma sementes de abóbora (eu aqueço-as no forno durante 15 mn a 50ºC e depois junto um pouco de sal marinho; ou demolhe durante 6 a 8 horas). As sementes de abóbora são ricas em Zinco e, entre outras maravilhosas propriedades, são anti-inflamatórias , alcalinizantes e antioxidantes. (até há um suplemento de ácido ascórbico e zinco que promete reforçar e colaborar para o bom funcionamento do sistema imunológico, e que não é mais do que Vitamina C e Zinco, que facilmente se come ou bebe em inúmeras combinações, sem ser preciso qualquer suplemento)

2.Tome um banho bem quente!

3. Assoe-se! Evita o congestionamento e mantém-no hidratado.

4. Transpire! Vá à sauna. Transpirar elimina as toxinas do corpo e ajuda a dormir.

5. Beba chá de limão, tomilho e gengibre com uma pitada de açafrão das índias: é anti-inflamatório e tem o extra da Vitamina C.

6. Coma alho cru. Engula um dente de alho (não mastigue) (não engula com o estômago vazio), ou junte alho cru à comida. O alho aumenta a produção de glóbulos vermelhos, ajuda a combater as bactérias, parasitas e vírus.

7. Descanse! O Inverno é uma altura de hibernação. Por isso é que nos apetece ficar em casa, cobertos por uma mantinha. Se é isso que lhe apetece fazer, é porque o seu corpo está a pedir descanso. Ouça o seu corpo, não o contrarie. O corpo precisa de energia para lutar contra os vírus, por isso quanto menos fizer, mais energia o seu corpo pode concentrar na luta contra os bichinhos maus.

8. Beba muita água!

9. Coma a sopa de Miso Mata-Tudo. Porque mata mesmo tudo. É vai fazê-la/o sentir tão confortável… Ou a Canja!

10. Faça inalações. Ponha uma panela cheia de água ao lume, junte sal marinho, e deixe ferver. Depois de ferver coloque uma toalha por cima da sua cabeça, cobrindo-a, coloque a sua cabeça por cima da panela e inale o vapor. Cuidado para não se queimar! Vá aspirando o vapor, respirando fundo várias vezes. Pode juntar folhas de eucalipto à água. Depois de fazer inalações não apanhe frio! Vá directamente para a cama, para debaixo dos cobertores.

11. Coma muitos vegetais de folhas verdes escuras. São os mais ricos nutricionalmente.

12. Tosse ou dores de garganta: gargareje com água morna com sal marinho (coloque a água e o sal numa panela, leve ao lume e deixe aquecer até as pedras de sal derreterem).

E lembre-se: os sintomas não são mais do que o corpo a reagir! A febre, por exemplo, é uma reacção do corpo, para além de levar as pessoas a poupar energias e a descansar. É normal, são sinais e não devem ser camuflados por medicamentos.

E já sabem que quanto mais saudável for a vossa alimentação, menos chatices vão ter 🙂

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