Já sabem que eu prefiro sempre fazer tudo em casa do que comprar. Não só se faz muito menos lixo como o sabor é muito melhor, para além de se evitar corantes, conservantes e outros aditivos pestilentos. Foi a primeira vez que me aventurei a fazer mostarda e fiquei fã! Sabe mesmo a mostarda francesa (fica quase igual à de Dijon, mas mais suave) e faz-se num instante! Para vinaigrettes não há melhor! Ou para acompanhar uma bela bifana de seitan.
Guarde-a no frigorífico dentro de um frasco de vidro e ela vai-se aguentar 6 meses (a minha já foi feita há 3 semanas e ainda está impecável!). É verdade, 6 meses!
Consegue encontrar facilmente sementes de mostarda nos hiper e supermercados, assim como nas mercearias indianas. Convém usar um bom vinagre de cidra, que é o que vai dar o toque especial! Eu comprei o meu no Amor Bio, é uma garrafa escura de 750 ml que diz “Apfel Essig” de uma marca alemã que é uma delícia. Bons ingredientes fazem bons pratos!
Esta receita faz-se mesmo em 2 mn. É menos tempo do que ir ao supermercado comprar mostarda. Quase não tem gordura e não precisa de ligar o fogão porque é tudo cru. E é uma maravilha! Experimente!
Receita retirada do livro Essencial – a arte da gastronomia sem fogão de David Côté e Mathieu Gallany (um livro fantástico!)

Para um frasco de mostarda
¼ de chávena/xícara de sementes de mostarda (é o equivalmente a um frasquinho – 40 gr)
½ chávena/xícara de vinagre de cidra (125 ml)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de geleia de agave ou de arroz
uma pitada de açafrão das índias/curcuma

meia colher de chá de sal marinho

Coloque as sementes de mostarda de molho por 30 mn. Passado este tempo passe-as por água para lhes dar uma lavadela e coloque-as numa peneira para retirar toda a água possível.
Bata as sementes com todos os outros ingredientes no processador/robot de cozinha/liquidificador.
Mais simples é impossível!

Faça e sinta o poder J
Numa salada com manjericão, alface e pêra, com vinagrete de mostarda caseira… Hummm!

1 comment

  1. Opaaaa comprei um frasco de mostarda dijon há 2 dias e ainda por cima tenho todos os ingredientes cá em casa! Não pensei que fosse tão fácil, obrigada pela partilha, tenho de fazer isto, adoro mostarda!!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*