O Tempeh é feito a partir do feijão de soja, como o tofu, mas é fermentado. Ou seja, os feijões de soja são descascados, demolhados e cozidos, e, depois de arrefecerem é-lhe inserido um bolor que se chama rhizopus e que o faz fermentar.
O tempeh é mais rico do que o tofu porque através deste processo não se perde nenhum nutriente do feijão de soja. Para além de ser fermentado, que é maravilhoso para a barrigota. Tem quase 20% de proteínas (oh yeah!), tem cálcio, ferro, não tem gorduras saturadas, não tem colesterol e tem apenas 157 Kcal por 100 gr. E o sabor é óptimo, mesmo sem grandes temperos. Aconselho a cortar em tiras ou em quadradinhos antes de saltear, caso contrário pode não ficar muito agradável. E salteie sempre antes de o adicionar a qualquer preparado (pode depois juntá-lo à feijoada, a um estufado, etc.), para lhe dar textura e sabor.
O tempeh também pode ser marinado nos temperos que preferir, durante uma noite, para ganhar mais sabor. 

Esta junção do doce e do salgado é óptima para substituir junk funk. Quando fiz a “Proposta Indecente”, uma leitora escreveu-me a dizer que para deixar de comer junk food fazia combinações de doce e salgado no mesmo prato, para lhe dar o “açúcar” e o sal que a junk food tem na quantidade perfeita para o corpo se viciar.
Esta receita é muito simples e foi mesmo um daqueles jantares rápidos e em cima da hora mas ficou uma delícia.
Para 2 pessoas
125 gr de tempeh cortado em tiras (usei o da Próvida)
½ chávena de ananás partidos aos pedacinhos
sumo de meio limão
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de molho de soja
folhas de manjericão ou de outra erva que gostar (tomilho, por exemplo!) picadas
Não precisa de temperar com sal!
Salteie o tempeh num fio de azeite. Deixe-o dourar dos dois lados. Quando estiver dourado junte o alho picado e regue-o com o sumo de limão e o molho de soja. Deixe reduzir, vai criar uma espécie de caramelo. Junte o ananás e deixe cozinhar até estar dourado.
No momento de servir junte as folhas de manjericão.

E fez-se um jantar tão bom em 5 mn J!
Total
4
Shares

8 comments

  1. Sigo regularmente o seu blog, e aqui deixo o meu obrigada, pois muito tenho aprendido com o que vai publicando. Gostaria de saber se é normal o tempeh, ter um cheiro fortissimo. Não consegui cozinhar pois achei que estava estragado.Gostava de voltar a tentar, mas ainda conservo o cheiro. Obrigada. Dina

    1. Muito obrigada! Há marcas de tempeh que têm um cheiro forte, de facto. Eu gosto do da Próvida, mas há quem diga que esse também tem um cheiro horrível… A solução é fervê-lo durante alguns minutos em água. Espero que ajude!
      Um abraço,
      Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*