Abril 2014 archive

Dicas fundamentais para cozer leguminosas

Preparar comida é muito mais barato e muito melhor para a sua saúde do que comprá-la já feita. Por exemplo, o feijão enlatado custa 3 ou 4 vezes mais do que cozinhar o feijão seco. Não apenas estará a poupar como terá a certeza de que aquilo que está a comer não contém conservantes nem o sódio (sal) extra que os enlatados costumam ter (para além de, pelo caminho, já terem perdido o seu valor nutricional).
E se tiver que escolher um enlatado, prefira os que vêm num frasco porque são mais saudáveis do que os que vêm nas latas.
No fundo, quando mais conseguir fazer através da sua cozinha mais barato fica. Para além disso vai fazer muito menos lixo e o seu corpo vai agradecer!
Aqui vão as dicas:
COMPRE LEGUMINOSAS AO KILO
Em vários supermercados, feiras semanais e lojas de produtos biológicos consegue encontrar grãos, sementes e leguminosas ao kilo. Esta é a melhor opção para quem quer poupar e comer melhor. Pode conservar as leguminosas secas num local seco durante 6 meses.
COMO COZER LEGUMINOSAS
Antes de cozer qualquer leguminosa é necessário demolhá-la durante, pelo menos, 8 horas. Isto significa que devem ficar de molho, com o triplo ou quádruplo do seu volume em água. Lave-as bem depois de demolhar e veja se não trazem pedrinhas ou outros detritos.
Depois de terem ficado este tempo na água, coloque-as numa panela de água fria, ligue o lume e deixe-as cozer até ficarem tenras. Junte o sal (se usar) só no final.
PORQUÊ DEMOLHAR AS LEGUMINOSAS?
As leguminosas, assim como as sementes e os frutos secos, são plantas (ou mesmo árvores) em potência. Enquanto estão “secos”, estão adormecidos (este estado chama-se mesmo “adormecimento). Quando os colocamos de molho, estamos a aproximá-las das condições naturais. Elas acham que estão na terra, choveu, e podem germinar. Termina o adormecimento, a energia que eles têm dentro deles (capaz de fazer germinar uma árvore!) acorda.
Quando estão num estado de adormecimento, as leguminosas têm inibidores de enzimas, que fazem com que seja muito indigesto para nós comermo-las. Ficamos com gases, temos uma digestão super lenta, e essas “anti-enzimas” fazem com que não consigamos absorver da maneira certa todos os nutrientes.
Quando demolhamos, essas anti-enzimas desaparecem. Todos os nutrientes são absorvidos pelo nosso corpo de maneira óptima. E já não provocam gases. Sim, essa parte também é importante J.
Se, mesmo assim, achar que as leguminosas lhe dão gases junte um pedacinho de alga Kombu quando cozer (prática comum da cozinha macrobiótica para tornar as leguminosas mais digeríveis e mais macias).
A digestibilidade das leguminosas é muito melhor se não as comer com carne e/ou peixe, e se as comer associadas com um cereal. As leguminosas são ricas em aminoácidos, e o casamento cereal+leguminosa são uma fonte proteica perfeita (e rica em aminoácidos). É a chamada “proteína completa”. Se as comer com um alimento rico em Vitamina C (como a laranja) vai optimizar a absorção de ferro, presente nas leguminosas. Pois, é isso: a combinação de feijoada à brasileira com arroz e laranja não é ao acaso!

Mas não precisa de pensar todos os dias “ai, vou comer feijão mas não tenho laranja, então não vou fazer uma absorção óptima do ferro, então é melhor nem comer”… Não. Coma e pronto. De qualquer maneira só lhe vai fazer bem!

MAS EU NÃO TENHO PANELA DE PRESSÃO
Nem eu. Eu vos-vos dizer como faço, pode ser que vos inspire:
À noite ponho as leguminosas a demolhar. Este processo demora 1 mn, não tem nada de especial: deito as leguminosas numa taça grande, cubro-as com água e vou à minha vida. Já está.
De manhã escorro a água, ponho-as numa panela normal com água e, enquanto tomo o pequeno-almoço/café da manhã, tomo banho, visto-me (nesta parte sou super rápida) e vou passear os cães, já está pronto. Convém ir olhando para a panela de vez em quando para verificar se já estão cozidos e para a água não evaporar. Mas esta parte não dá trabalho nenhum, eles cozem sozinhos.
Escorro e deixo-os arrefecer. Se não os usar no próprio dia congelo em caixinhas ou saquinhos individuais. É mais fácil usar saquinhos com porções individuais porque, se congelar tudo junto, depois de estarem congelados vai ser difícil separar uma porção. A não ser que seja o Hulk e consiga partir gelo facilmente.
Normalmente cozo uma quantidade grande (o máximo que couber na panela!) para ter sempre à mão no congelador.
Outra hipótese: pôr a demolhar de manhã e quando voltar ao final da tarde põe tudo a cozer enquanto faz o jantar. Easy-peazy!
Não sei se vocês já fazem isto mas eu comecei há pouco tempo e cozer as minhas leguminosas (e ter um stock de leguminosas secas na despensa) faz-me sentir super bem. Tenho uma sempre uma sensação de liberdade e auto-suficiência que é mesmo agradável. E já se tornou um hábito. Se ainda não faz isso, experimente, vai-se sentir bem! E, de qualquer maneira, as leguminosas cozidas assim têm um sabor TÃO melhor do que as enlatadas!!!
TEMPOS DE COZEDURA
(tem sempre de demolhar no mínimo durante 8 horas)
Ervilha seca
Com casca -Demolhar durante a noite. Coze em 60 minutos.
Sem casca – Demolhar durante a noite. Coze em 15-20 minutos.
Fava seca
Coze em 90 minutos.
Feijão azuki
Coze em 35-40 minutos.
Feijão branco
Coze em 40-50 minutos.
Feijão encarnado
Coze em 45-50 minutos.
Feijão frade
Coze em 45-50 minutos.
Feijão manteiga
Coze em 45-60 minutos.
Feijão mungo
Coze em 35-40 minutos.
Feijão catarino
Coze em 45-60 minutos.
Feijão preto
Coze em 50-60 minutos.
Grão de bico
Coze em 60-90 minutos.
Grão de soja
Coze em 120-180 minutos.
Lentilha vulgar
Coze em 15 minutos.
Lentilha escura
Coze em 25-30 minutos.
Lentilha coral (descascada)
Não necessita de demolho.
Coze em 15-20 minutos.

Experimente e não voltará a comprar uma lata na vida!
You might also like

Substituir a Coca-Cola e outros refrigerantes

Já vos disse aqui que era uma grande bebedora de Coca-Cola. Todos os dias enfiava ora uma Light ora uma Zero pela goela abaixo. Já sabia que fazia mal quando a bebia, mas bebia na mesma (shame on me!). Não me dava para o Sumol nem para a Fanta, dava-me para Cola. Entretanto, como me tenho interessado mais sobre estas coisas de ser saudável, voltei a cair nas informações sobre os refrigerantes numa procura sobre mais dados sobre alimentação. As principais estão neste post que eu vos aconselho a ler/reler. Se gosta de Coca-Cola que não é Zero nem Light (ou seja, não tem aspartame), lembre-se que tem mais açúcar refinado do que aquele que deveríamos ingerir diariamente, o que não só faz engordar como aumenta os níveis de triglicérideos no sangue. Como o açúcar é transformado em gordura, pode causar doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e AVCs. Para além disso vários estudos concluíram que o ácido fosfórico aromatizante, presente nos ingredientes da Coca-Cola, pode causar osteoporose. Este ácido é tão forte e causa tanta acidez no sangue que vai “roubar” o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo.
Nas crianças, o açúcar em excesso faz com que fiquem hiperactivas. E não é à toa que há cada vez mais crianças com diabetes e osteoporose.
Posto isto, só vos posso aconselhar a deixarem a Coca-Cola. A minha substituição é muito simples: tem o gás da Coca-Cola, um toque de limão e refresca igualmente bem! Quando me apetece beber porcaria o que eu faço é:

Um rodela de limão num copo
Uma colher de chá de açúcar de coco ou mascavado (ando sempre com açúcar na carteira)
Água com gás
Esmague o limão e o açúcar. Junte a água com gás e misture. Voilá!
Em qualquer café/restaurante/snack bar português lhe dão um copo com uma rodela de limão e uma Agua das Pedras. No Norte há quem chame esta combinação de “Pneu”.
Se lhe der a preguiça o melhor é pedir uma Água das Pedras de Limão e Chá Verde (não, não tenho qualquer patrocínio da Água das Pedras). É a única no mercado que não só não tem açúcar como não tem adoçantes. A Frize tem adoçantes. Mas é sempre melhor fazer a sua limonada com gás do que comprar já feita.
Espero que comecem a fazer as vossas substituições mais saudáveis e deixem definitivamente de lado as porcarias que, apesar de poderem saber bem, só fazem mal.
Se tiverem outras sugestões partilhem comigo, sou toda de ouvidos e a comunidade agradece!

Esparguete de courgette com molho de beringela

Um prato super leve e delicioso! Como sou uma mulher de substância e quando me dá a fome a sério não me contento só com legumes, juntei millet (que não aparece na fotografia) e ficou divinal. Para um jantar levezinho é perfeito, não é bom ir para a cama de barriga cheia! Se tiver um daqueles cortadores super espectaculares que transformam a courgette logo em esparguete, use-o! E também pode fazer um esparguete cru e juntar o molho. De todas as maneiras é uma delícia! A courgette e a beringela são um dueto de sucesso!

Para o esparguete:
4 courgettes/abobrinhas raladas (ralei no processador de cozinha)
uma pitada de sal marinho
uma pitada de pimenta preta/do reino
um fio de azeite
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Coloque a courgette/abobrinha num tabuleiro de ir forno coberto com papel vegetal. Tempere com o sal e a pimenta e regue com um fio de azeite.
Como a quantidade é grande deve fazer em dois tabuleiros, para não se sobreporem e não criarem água.
Leve ao forno durante 15 mn ou até as bordas começarem a dourar e a courgette estiver tenra.
Para o molho
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 beringela cortada aos quadradinhos
4 tomates aos pedaços
5 colheres de sopa de polpa de tomate
uma mão de azeitonas partidas aos pedaços
uma mão cheia de folhas de orégãos frescos (só as folhas)
uma mão cheia de folhas de manjericão picadas
Refogue a cebola. Quando estiver translúcida junte o alho picado e cozinhe mais 1 mn. Junte o tomate e o piri-piri e deixe cozinhar 10 mn, até estar tenro. Se for necessário adicione um pouco de água.
Junte as beringelas e envolva. Tempere com sal, cubra e deixe cozinhar 10 mn, mexendo de vez em quando.
Adicione a polpa de tomate e um pouco de água se for necessário. Envolva tudo bem, volte a tapar e deixe cozinhar mais 5 a 10 mn.
Quando a beringela estiver tenra, adicione as azeitonas e as ervas, envolva e desligue. Deixe descansar 5 mn para os sabores apurarem e sirva por cima da courgette/abobrinha.

 Sirva o molho por cima do “esparguete” e delicie-se!
copyright (c) The Love Food - Maria de Oliveira Dias - all rights reserved