Mais uma receita deliciosa que se faz num instante, e usa os brócolos todos, talo e tudo! A maior parte das pessoas usa apenas os raminhos e deita fora os talos grossos dos brócolos e as folhas, o que é um verdadeiro crime! Os talos têm imenso sabor e podem ser aproveitados de várias maneiras. É nos talos dos legumes (dos brócolos, das couves) que encontra vários nutrientes, inclusive potássio, mais dos que nos ramitos ou nas folhas. A receita é comprida mas é muito fácil e rápida! Combina o cremoso do molho, que é leve e cheio de sabor, com o crocante dos brócolos e das avelãs tostadas… é um Carnaval na boca!
Para 2 pessoas
Esparguete integral para 2 pessoas
1 ramo de brócolos
1 cebola picada
2 dentes de alho aos pedaços
2 dentes de alho inteiros (só para saltear os brócolos)
100 ml de natas de soja (pode usar de aveia ou de arroz)
um punhado de avelãs partidas aos pedaços
Separe os raminhos de brócolos do caule principal.

Reserve os raminhos e corte o caule em pedaços uniformes.


Refogue a cebola num fio de azeite e junte o alho. Deixe cozinhar até  ficar translúcida.
Adicione os pedaços do talo e dois raminhos de brócolos e deixe suar durante 2 mn, mexendo frequentemente. Junte água até cobrir, tempere com sal e deixe cozinhar, tapado, durante 15 a 20 mn ou até estarem tenros. Verifique se a água não evapora entretanto, e junte mais água se for necessário. Contudo, não adicione muita para não ficar aguado (não se esqueça que ainda vamos juntar as natas) – deve ficar cremoso!
Junte as natas e envolva. Triture tudo com a varinha mágica. Rectifique os temperos e reserve.
Coloque água numa panela, tempere com sal e leve-a a ferver. Quando ferver junte os raminhos de brócolos que reservou e deixe-os cozinhar 5 a 7 mn. Devem ficar al dente!
Retire os brócolos com uma escumadeira e reserve.
Adicione o esparguete à água dos brócolos (já sem os brócolos). Deixe cozer 12 mn ou até estar al dente.
Aqueça uma frigideira e coloque as avelãs. Deixe-as tostar ligeiramente durante 1 a 2 mn. Retire e reserve.
Entretanto, só para dar mais um bocadinho de sabor, salteie os brócolos na frigideira quente (use a mesma frigideira que usou para tostar as avelãs) com 2 dentes de alho e um fio de azeite, em lume alto, durante 2 mn, sacudindo a frigideira frequentemente.
Misture o esparguete com o molho. Coloque o esparguete num prato e decore generosamente com os brócolos e com as avelãs tostadas.
Delicie-se! 

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*