Eu não sei se isto acontece convosco, mas de vez em quando (que é quase todos os dias), depois de jantar, dá-me aquela fome tipo “hummm… apetecia-me comer algo”. Normalmente é algo doce.  Vou à cozinha, olho para os armários, abro o frigorífico e, umas vezes petisco, outras não sei o que hei-de petiscar e acabo por não petiscar nada enquanto penso “é melhor não… depois vou para a cama pesada, etc. etc.etc”.
Pois é, isso acabou com este Mimo de Maçã. Sempre que quero petiscar lá vou eu buscá-lo ao frigorífico ou ao congelador. Sem culpas! É apenas maçã e xarope de agave, mas sabe a caramelo e a tarte de maçã, e é uma delícia para se comer à colher!
Se o colocar num tupperware no congelador fica um gelado de canela cremoso, que fica delicioso assim simples ou por cima de um crumble morno como este.

Atenção, este Mimo não é um simples puré de maçã. É delicadamente cremoso, tem um sabor intenso caramelizado e é uma verdadeira tentação.

Para duas chávenas/xícaras de puré (não vai querer fazer menos)
1 kg de maçãs
1 colher de sopa de canela
½ cup/chávena/xícara de xarope de agave
¼ cup/chávena/xícara de sumo de limão
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Corte as maçãs em pedacinhos (eu corto em meias luas finas).
Num taça misture as maças com os outros ingredientes. Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal.
Deixe assar durante 45 mn a uma hora, ou até estarem bem assadas e caramelizadas mas ainda tenras (não podem ficar duras).
Retire do forno de deixe repousar 30 mn.
Retire a maçã do tabuleiro com ajuda de uma espátula e coloque-a num triturador/processador.
Junte:
¼ de cup/chávena/xícara de xarope de agave
1 cup/chávena/xícara de água morna
E triture tudo durante 3 a 5 mn, ou até estar um puré aveludado e sem grumos.
Coloque num tuperware e leve ao frigorífico ou ao congelador, e está pronto  comer!
Sirva com fruta fresca ou avelãs /amêndoas ligeiramente tostadas.

E delicie-se sem culpas!

6 comments

  1. Moça, sabe se é possível substituir o agave por outra coisa como melado de cana? É um pouco difícil e caro de se achar por aqui (Brasil)… Parece muito bom 🙂 abraços, Deby

    1. Aqui (em Portugal) o agave também é bastante caro… Pode usar geleia de arroz, por exemplo. Não sei se consegue encontrar facilmente no Brasil, mas é uma boa substituição para o agave. Creio que ficará muito forte se usar melado de cana. Também pode experimentar com açúcar mascavo ou açúcar de coco, mas talvez seja melhor usar apenas metade da quantidade indicada, para não ficar muito doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*