O queijo tem sido a minha quimera. Já testei várias receitas, inventei outras, e tenho experimentado todos os quase todos os disponíveis nas lojas de produtos naturais. Esta receita é adaptada daqui, e, apesar de estar à espera de uma mozzarela, saiu algo amanteigado, bem parecido com o queijo da serra amanteigado. Na minha opinião fica melhor se for comido quente numa bela fatia de pão torrado. Quando experimentar esta receita o imperativo é mesmo usar iogurte e leite sem açúcar, caso contrário não vai ficar bom (eu sei porque já experimentei e digo-vos que queijo doce não é espectacular). Experimentaram a receita? Partilhem comigo as vossas alterações e opiniões, sou toda de ouvidos! Mas só depois de cheirarem o queijo pronto em cima de uma torrada… aquele cheirinho a meias mal lavadas, tão importante num queijo, não engana ninguém! Delícia!




8 colheres de sopa de polvilho azedo (à venda nas grandes superfícies)

1 cup/chávenas/xícara de leite de soja SEM AÇÚCAR (da Provamel ou Alpro para cozinha)
4 colheres de sopa bem cheias de levedura de cerveja (usei em flocos)
4 colheres de sopa de margarina vegetal (verifique se é vegana)
4 colheres de sopa de natas de soja (creme de leite)
uma colher de chá de sal marinho
2/3 cup/chávena/xícara de iogurte de soja SEM AÇÚCAR
Numa panela misture o polvilho azedo e o leite com um batedor de varas. Junte a levedura de cerveja, o sal e as natas e mexa. Junte a margarina e leve ao lume, mexendo frequentemente até engrossar. Quando começar a engrossar (demora 5 mn, nem isso), junte o iogurte, volte a colocar a panela no lume e mexa vigorosamente com uma colher de pau até se desprender do tacho.
Retire do lume e coloque num Tupperware. Barre imediatamente no pão, cheire e dê uma bela de uma dentada!

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20 comments

  1. Oi Maria,

    Eu vi nesta receita que você adaptou a minha receita de mozzarela. Posso te dar uma dica, para não ficar com gosto amanteigado? Diminua a quantidade de margarina para apenas 1 colher de (sopa) e a coloque quando a massa do queijo estiver na panela cozinhando e não antes. Você vai ver que não ficará com gosto amanteigado. OK?
    Beijos.

    1. Oi Cristina!
      Eu gostei muito da sua receita! O queijo “amanteigado” em Portugal é um queijo típico da zona da Serra da Estrela, e deve o seu nome à sua consistência mole e parecida com a manteiga. Mas sabor não tem nada a ver com manteiga, é mesmo a queijo, e era um dos meus queijos preferidos! Quando estava a adaptar a sua receita e percebi que podia ficar com a consistência do queijo amanteigado, fiquei deliciada! Obrigada pela partilha, pelo conselho, e parabéns pelo seu blog! Sou uma leitora assídua!

    1. De Portugal 🙂
      Eu experimentei fazer tofu caseiro com leite da Alpro e ficou doce :c usei o de sabor natural, mas li que existe um sem açúcar e a cor do pacote é vermelha.

    2. Olá Mel.
      Também para mim foi difícil encontrar leite de soja sem açúcar. Acabei por experimentar com o da Diese que encontrei à venda numa grande superfície (no Continente, se me é permitido). Só encontrei o da Provamel sem açúcar depois, numa loja mais específica, de alimentação natural.
      Bjs, Sophia.

  2. Também já experimentei vários queijos de compra e não fiquei fã de nenhum, acabei por deixar de comprar e já nem sinto tanta falta, mas tenho de experimentar este….convenceste-me com o amanteigado tipo queijo da serra e o cheiro a meias mal lavadas eheh 😛

    beijinho*

    1. Sim, também eu! Mas gosto das fatias de queijo cheddar da Tofutti, mas só ficam boas se o pão estiver quente ou se forem ao “grill” alguns segundos (não pode ser mais do que alguns segundos, caso contrário parece que evapora). Também ficam boas em cima do tofu ou de legumes quentes. Espero que gostes! Beijinhos!

  3. Oi Maria,

    Peço-lhes desculpa por não ter entendido que você gosta da mozzarela cuja receita eu publiquei e que te faz lembrar um queijo de uma zona de Portugal. Fico contente então por teres gostado. E obrigada também por elogiar meu blog.
    Beijos.

  4. Olá Maria!
    O teu blog é excelente e visito-o frequentemente sempre à espera de novas receitas. E adorei os teus cães quando vi o video!!!
    Escreveste uma coisa que me deixou a pensar: a margarina vegetal pode não ser vegana? Como? Para cozinhar uso da Provamel e no pão, a da Alpro. Será que estou a quebrar o meu regime vegano 🙁 Obrigada pela ajuda e continua o bom trabalho que tens feito ate agora! Bbjinhos

  5. Olá Maria!
    Depois de muito calcorrear em busca de todos os ingredientes lá consegui experimentar e adorei. 🙂 Já tinha saudades de comer um “queijinho”.
    Pensei numa próxima vez partir de kefir de soja para intensificar a acidez e o cheirinho a “meias mal lavadas”, mas ainda não sei se resultará.
    Obrigada pela ideia.
    Bjinhos,
    Sophia.

    1. Olá Sophia,
      Que bom que gostou! Achou difícil encontrar todos os ingredientes? Eu costumo usar o leite da Provamel, que compro no Celeiro ou noutra loja de produtos naturais ou o da Alpro vermelho, que compro no Jumbo. O polvilho há no Pingo Doce e nos hipermercados, e o iogurte de soja sem açúcar só o encontro nas Mercearias Bio, compro sempre um pote dos grandes para ir usando nos molhos, mas não me lembro da marca…
      Kefir de soja pode ser uma boa ideia! Se experimentar depois diga-me como ficou!
      Beijinhos, obrigada pela partilha!
      Maria

  6. Olá, adoro o teu blog, tenho feito imensas receitas. Agora vou experimentar o queijinho para o Natal 🙂 as natas de soja que falas, podem ser aquelas da alpro de cozinha, que se vendem nos hipermercados? E já agora, comprei iogurtes de soja naturais da alpro. Não encontro sem açúcar 🙁

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