Quando se chega a casa enregelado não há nada melhor do que uma boa sopinha para aquecer a alma. Esta velouté aquece também o coração e desperta os sentidos: incrivelmente cremosa, tem o crocantes das nozes, o kick das pimentas e o spicy dos cominhos… e faz-se sem batata, muito rapidamente, com apenas 3 ingredientes de base. De-lí-ci-a…


Para 4 pessoas ou para 2 sopeiras
2 cebolas  cortadas aos pedaços
2 dentes de alho
1 fio de azeite
1 couve flor cortada aos pedaços
duas mãos cheias de ervilhas congeladas
cominhos
pimenta preta
pimenta rosa
nozes ou sementes de girassol tostadas ligeiramente na frigideira
azeite de trufa branca ou azeite outro azeite aromatizado (se só tiver azeite normal também fica óptimo) para temperar
Refogue as cebolas e os alhos num pouco de azeite. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes, junte a couve-flor e deixe-a suar, mexendo de vez em quando, durante 10mn.
Junte água até ao nível da couve-flor (não coloque mais, para não ficar aguada), tempere com sal e deixe cozer durante 15/20 mn.
Passe a sopa com a varinha mágica ou num liquidificador, até ficar bem cremosa. Adicione uma pitada de cominhos e outra de pimenta preta, junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 10 mn.
Retifique o sal e sirva em tigelas.
Coloque em cada tigela uma colher de sopa de nozes ou de sementes de girassol, uma pitada de pimenta rosa moída na hora (ou mais pimenta preta) e um fio de azeite de trufa, ou outro do seu agrado.
Sirva com amor.

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*