A minha avó era uma mestre na arte dos bolinhos de bacalhau, de tal maneira que nunca mais niguém na família se aventurou a fazer bolinhos de bacalhau, porque ninguém conseguia ficar à altura. De vez em quando dão-me as saudades daqueles bolinhos fofinhos que se desfaziam na boca… Resolvi veganizá-los. E não é que ficaram uma delícia?! Para além de serem mais saudáveis do que os da receita original, e são muito mais fáceis de se fazer! E a minha família está de volta à arte dos bolinhos, desta vez sem bacalhau!


Para cerca de 8 a 10 bolinhos
4 batatas cozidas partidas aos pedaços
200 gr de tofu
1 mão cheia de salsa
½ cebola pequena cortada muito fininha
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
Sal
farinha de trigo


Triture tudo no processador até ter uma massa cremosa.

Faça bolinhas com as mãos, coloque-as num prato cheio de farinha e depois enrole-as entre as mãos, de forma a ter a forma de um bolinho de bacalhau. A farinha ajuda a fazer a forma, a não se desfazrem durante a cozedura e dão-lhe uma crosta incrivelmente deliciosa!
Deite um fio de azeite numa frigideira anti-aderente quente e frite-os, virando-os de vez em quando (com muito cuidado!), até estarem uniformemente dourados.


Acompanhe com uma salada de grão com cebola, salsa e azeite, ou com um bom arroz malandro.
E bom apetite!
Humm!
Total
6
Shares

27 comments

  1. Olá Maria! Têm, de facto, um aspeto delicioso!!!Podes dizer-me qual a função da levedura de cerveja na receita? Experimentei uma vez (nem me recordo no quê e para quê) e não apreciei…

    um abraço
    Mafalda

    1. Olá Mafalda! Obrigada! A levedura dá um kick de sabor! A levedura tem um sabor desagradável, mas com os ingredientes certos pode ficar deliciosa, e, neste caso, é importante. É uma receita com poucos ingredientes, sem qualquer tipo de tempero, e a levedura torna o sabor final especial. Para além de ser muito nutritiva e rica em vitaminas do complexo B!
      A levedura de cerveja em flocos tem um sabor mais agradável do que a em pó, experimente com essa. Pode encontrá-la em qualquer supermercado, é da marca Cem Porcento.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço,
      Maria

  2. Olá Maria,
    Pois quase me enganaste, porque quando olhei para as fotos, ia jurar que estava a ver pasteis de bacalhau!
    Fabulosa sugestão esta tua, pois eu também não me atrevo a fazer pasteis de bacalhau que são a arte das matriarcas da família (mãe e tia) e não me subjugaria às suas criticas irascíveis (eheheheh).
    Ficaram mesmo apetitosos esta tua versão vegan.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    1. Olá Lia,
      Eu compreendo, é muito peso e muita responsabilidade reproduzir a arte das matriarcas! Na minha família já ninguém faz pastéis de bacalhau desde que a Mestra nos deixou… mas é bom manter as tradições e modernizá-las!
      Beijinhos!
      Maria

  3. Olá. Já tentei fazer esta receita por 2x mas estou a ter uns problemas 😐

    A massa não se agarra o suficiente e quando vou a fritar os bolinhos, mal os coloco na frigideira eles desfazem-se. Tentei até misturar um pouco de farinha de milho para ver se se agarravam melhor, mas deu no mesmo.

    Sabe o que poderá ser?

    De sabor está optimo 🙂 , o problema é desfazer-se.

    1. Olá Rita,

      Lamento saber que não está a funcionar! Escorreu bem as batatas? Pode juntar mais batatas para ficar mais consistente. Também pode ser do tipo de tofu – eu usei da marca Próvida. Coloque apenas um fio de azeite ou nenhum azeite na frigideira, e verifique que está quente antes de os adicionar. Se, mesmo assim, ainda ficarem moles, adicione mais um pouco de levedura e uma colher de sopa de farinha de grão-de-bico. Espero que resultem da próxima vez e espero ter ajudado!
      Um abraço,

      Maria

    2. Tentei e também se desfizeram. adicionei um pouco de farinha e pronto, problema resolvido. São tão bons que já tive omnívoros a dizerem que são melhores do que os de bacalhau!!!! 🙂
      (isto vindo de alguém que não gosta de tofu!)
      Parabéns pela receita!

    1. Olá Joana,
      A levedura de cerveja dá um sabor óptimo aos pastéis. A alternativa é não pôr nada, não é essencial, é só mesmo porque não só dá um sabor óptimo como é riquíssima nutricionalmente.

    1. Olá! De certeza que não vão ficar bons 🙁 Faça na frigideira como indicado na receita, praticamente não precisam de gordura desde que seja uma frigideira anti-aderente. Faz toda a diferença ter a crosta crocante por fora, e isso só se consegue na frigideira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*