Esta é a sopa que mata tudo. Constipações, dores de cabeça, dores menstruais, enfim, para mim funciona para tudo! E dá uma sensação de conforto incrível. A pasta de miso resulta da fermentação soja, cevada ou arroz (por isso há misos com cores diferentes). É rico em cálcio, aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B (sim, tem a famosa B12!) e enzimas. Segundo a filosofia oriental, o miso equilibra o organismo no frio, por isso é ideal para o Inverno! Para além disso é um estimulante da líbido: prepare-se para uma sensação de conforto maravilhosa e uma energia brutal!
Não sei se vos acontece, mas eu tenho a sensação de “desintoxicação” sempre que como sopa de miso. Creio que, para além da comida da mãe, é a derradeira sensação de conforto!
Receita para 2 pessoas
2 cenouras cortadas aos pedacinhos
2 cebolas cortadas às rodelas finas
1 pedaço de couve do tamanho de uma mão cortado em juliana
1 cm de gengibre picado
2 dentes de alho picados
3 chávenas de água
2 colheres de chá bem cheias de miso
Refogue em lume alto todos os ingredientes menos o miso. Este processo vai criar um caldo de legumes mais saboroso e denso.
Quando os legumes começarem a agarrar à panela junte a água e cubra. Deixe cozinhar 20 mn ou até os legumes estarem tenros. Se preferir os legumes mais crocantes diminua o tempo de cozedura para 10 mn.
Passado este tempo, retire do lume e adicione o miso. O miso nunca deve ser adicionado com a água a ferver porque perderá as suas propriedades. Envolva.
E prepare-se para ter um momento de conforto total.
NOTA 1 – usei miso branco de cevada e soja, da marca MUJI MISO (à venda no Celeiro)
NOTA 2 – prova a sopa antes de a salgar: pode não precisar de sal.
NOTA 3 – se usar o miso tradicional coloque apenas 2 colheres de sopa de miso.

Total
52
Partilhar

Subscreva a newsletter

Receba todas as novidades do blog no seu email.

Ao marcar essa caixa, você confirma que leu e concorda com os nossos termos de uso em relação ao armazenamento dos dados enviados por meio deste formulário.

11 comentários

  1. (…) Sem querer ser “paternalista” convêm saber que uma colher de miso tem 559mcg, ou seja um 1/3 do sódio diário “recomendado”
    Assim que 4 colheres de sopa cheia de miso, mesmo para 4 adultos pode não ser recomendado.
    De acordo com a receita tradicional a qt de miso a utilizar por pessoa é de 1 colher de sobremesa.

    1. Obrigada pelo paternalismo! Há dicas que se vão aprendendo ao longo do tempo ( e esta receita tem 4 anos). Hoje acho que o ideal, para se manter o sabor, são 2 colheres de chá para 2 pessoas, como refere, e bem, no seu comentário.

      1. Para potenciar o efeito desintoxicante (e o sabor) convém além dos vegetais acrescentar alga wakame demolhada no final da cozedura dos vegetais e parte da água da demolha ser utilizada na cozedura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*