Quando estive em São Paulo desenvolvi várias paixões: a primeira foi a batata doce, aquela que é cor de laranja por dentro; a segunda foi mandioquinha, e é uma paixão assolapada; a terceira foi banana da terra (ou banana pão). Comi banana da terra de todas as maneiras! E esta é uma das maneiras e é bem gostosa!
A banana da terra não é muito usada em Portugal, o que é pena. Aconselho-vos a experimentarem, se nunca o fizeram, e prometo que traz tropicalidade à vossa vida 😉
As bananas da terra têm mais calorias do que as bananas normais (é quase como se fossem uma batata e são usadas em culinária como tal), mas têm muita fibra, e imensa Vitamina C, que, como sabem, ajuda o corpo a desenvolver resistência aos agentes infecciosos. Também têm muita Vitamina A, que é um antioxidante poderoso, Vitamina B, sobretudo B6, que reduz os factores que causam os AVC e doenças coronárias.
Mas não é tudo! Estas meninas são ricas em minerais como ferro, magnésio e fósforo, e também são ricas em potássio (têm mais potássio do que as bananas), que ajuda a controlar a tensão arterial.
Já está convencida/a? Esta receita prepara-se num instante e é viciante! Se se sentir ousada/o, junte mais piri-piri ou um molho picante à marinada.
Eu servi com raita como dip, e (não é só porque eu sou uma fã de raita) fica delicioso!

2 bananas da terra
2 a 3 colheres de sopa de azeite (se ficarem muito secas junte mais azeite)

1 colher de chá bem cheia de pimentão-doce
1 colher de chá de alho em pó
1 pitada de pimenta preta ou de piri piri em pó
Descasque as bananas da terra e corte-as às rodelas ou na diagonal, todas da mesma largura.

Coloque todos os ingredientes da marinada numa taça, junte as bananas às rodelas e envolva bem a marinada nas bananas.

Coloque-as num tabuleiro, bem espalhadas sobre papel vegetal (papel manteiga) e leve ao forno durante 30 mn a 200ºC ou até estarem douradas e crocantes.
Coma-as quentes ou frias, polvilhadas com sal marinho.

5 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*