Mais um salgadinho simples, rápido e delicioso para animar festas, almoços, jantares, lanches… enfim, para todas as horas do dia e todas as ocasiões!
Receita para 6 mini quiches
Uma embalagem de massa quebrada ou folhada, pronta a desenrolar
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 cenoura ralada
1 ou 2 alhos franceses (dependendo do tamanho) cortados às rodelas
1 mão cheia de ervilhas congeladas, descongeladas (deixe à temperatra ambiente durante 1 hora)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
100 ml de natas de soja (ou o suficiente para cobrir os legumes), mais 6 colheres de sopa
Pimenta preta
Leite de soja
Refogue a cebola no azeite. Junte o alho picado, a cenoura, os alhos-franceses e as ervilhas e deixe-os suar até estarem tenros.
Adicione a polpa de tomate e as natas e envolva. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar 1 mn, sem deixar ferver.
Deixe o preparado arrefecer.
Corte 6 rodelas de massa, que devem ser um pouco maiores do que as formas de muffin, porque podem encolher durante a cozedura. Forre as formas de muffins com um quadradinho de papel vegetal. Para ser mais fácil colocar o papel vegetal dentro das formas, molhe-o e amarrote-o, e depois volte a esticá-lo.
Coloque o recheio arrefecido dentro das formas cobertas de massa, e enrole as bordas de massa para dentro, na direcção do recheio.
Coloque uma colher de sopa de natas por cima de cada empada, e pincele as bordas da massa com leite de soja. Junte uma pitada de pimenta preta acabadinha de moer.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 mn, ou até estarem douradas.
Deixe arrefecer na forma durante 5 a 10 mn, e depois retire-as para uma grelha de pastelaria. Não se esqueça de retirar o papel vegetal.
Bom apetite!

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