…mas muito melhor do que bacalhau com natas. Uma receita absolutamente fantástica e rápida, ainda a tempo de chegar à sua mesa de Natal! Experimente, é irresistível.


Receita para 4 pessoas
Puré de pacote para 4 pessoas
1 colher de sopa de margarina vegana
1 pitada de noz moscada
200ml de natas de soja
2 alhos-franceses cortados às rodelas (a parte verde também)
2 cenouras cortadas em juliana fina ou ralada
2 dentes de alho picados finamente
Pimenta preta

2 colheres de sopa de maionese vegana
Coloque o azeite e os dentes de alho picados numa frigideira larga e anti-aderente. Deixe-os começarem a borbulhar e junte os alhos-franceses e e cenoura. Deixe cozinhar até os legumes estarem tenros, aproximadamente 15 a 20 mn. No final, tempere com a pimenta-preta.
Se vai usar puré de pacote, só depois de os legumes estarem prontos é que se prepara o puré.

Para o puré de pacote (verifique se é vegano!):

Em primeiro lugar, independentemente das instruções do pacote, use apenas água e não o leite. Para tal, use a quantidade de água indicada no pacote e, além disso, substitua a quantidade de leite indicada no pacote pela mesma quantidade de água.
Dito isto, leve a ferver a quantidade de água que for necessária – normalmente é cerca de 750 ml para 4 pessoas. Não se esqueça de adicionar sal.
Quando começar a ferver em cachão, junte o puré e envolva bem. Adicione a margarina e envolva-a no puré até a margarina derreter.

Para juntar:
Com o puré ainda quente, envolva os legumes e as natas e mexa bem, até ficar uma pasta cremosa.


Coloque tudo num pyrex. Barre com a maionese e leve ao grill durante uns minutos, ou até dourar. Se está a pensar “Maionese? WTF?”, não pense. Confie em mim. É o que torna este prato absolutamente espectacular. E não se preocupe: não vai saber a maionese.


NOTA: Se quiser tornar este prato mais substancial, adicione tofu ou tofu fumado. Siga esta receita de queijo de tofu e deixe fritar na frigideira até estar dourado. Junte à mistura de legumes e depois envolva tudo com o puré.

CRÉDITOS: tenho de agradecer à minha irmã, que é uma jeitosa, e que me deu esta receita, que lhe tinha sido dada pela sua amiga Betty. A maionese não entra na receita original, é o meu input, mas é aquele je-ne-sais-quoi que faz este prato, que já é espectacular, ficar divinal. Obrigada, mana!



E agora sim, bom apetite!
Total
4
Shares

12 comments

  1. Boa noite Maria, queria agradecer-lhe por ter publicado esta receita (esta e tantas outras…) que é de fato uma delícia, o meu primeiro almoço de 2013 foi este prato e é certamente uma receita a repetir.

  2. Antes de mais parabebens pelo blog, esta maravilhoso….a pouco tempo decidi começar a alimentar-me de forma mais saudavel. E confesso que as receitas que aqui encontro sao fantasticas, deliciosas e faceis para quem esta a dar os primeiros passos. Obrigada por partilhar estas delicias 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*