Já repararam nos ingredientes do pão que se vende no supermercado? Até fico arrepiada. Tem quase 20 ingredientes estranhos, quando, na verdade, se faz pão com apenas 3 – farinha, sal e água. Foi por isso que, quando me emprestaram um forno de lenha para fazer qualquer coisa, pensei logo em fazer pão. Daquele pão que eu me lembro de comer quando era pequenina, ainda com bocadinhos de carvão agarrados. E resultou tão bem!
Trago-vos, então, uma receita básica de pão, e uma de focaccia. Se não tiverem forno a lenha, façam-na no vosso forno de casa. E escolham sempre uma boa farinha, de preferência biológica. Faz toda a diferença. E trago-vos também uma foto-reportagem do acontecimento, que foi, para mim, uma verdadeira aventura. Fiquei fã do sabor ligeiramente fumado da lenha!


Receita básica para pão (dá 4 pães granditos, como os das fotos)
3 pacotinhos de fermento para pão (usei fresco e biológico)
1.500 g de farinha de trigo sem fermento (1 pacote e meio)
Sal grosso
500 ml a 800 ml de água morna
Numa tigela, desfaça o fermento num pouco de água morna.
Deite a farinha numa taça grande. Adicione o sal e misture. Faça uma cova no centro e deite o fermento dissolvido na água e um bocado da água. Envolva. Vá deitando a água até formar uma massa moldável, nem muito dura nem muito aguada.
Coloque a massa na bancada da cozinha e amasse. Amasse como se não houvesse amanhã. Sove-lhe como se ela se tivesse portado mesmo muito mal. Amasse amasse amasse durante 15mn, até a massa ficar mais maleável e fofa. Não perca a esperança.
Coloque a massa numa taça com um pouco de farinha, tapada com um pano, num local aquecido (ao pé de um aquecedor ou da lareira, por exemplo) durante 1 hora, para levedar. Durante essa hora, a massa vai duplicar de volume.
Passado esse tempo, retire-a na taça, divida em quatro pedaços iguais (ou em dois, se quiser dois pães grandes; ou em várias bolinhas, se quiser pãezinhos), faça-lhes um corte em cruz, polvilhe-os com um pouco de farinha e leve ao forno. No forno de lenha demoram 5 mn a cozer. No forno de casa asse em forno bem quente (200 ºC) durante 30 mn aproximadamente.

Tudo pronto para ir ao forno!

A preparação do lume

Pimba lá para dentro!

Esperar…

E cá estão eles, 5 mn depois (e um bocadinho torrados…)!

Mmmmm!

As vantagens de sovar a massa estão à vista: pão bem fofinho!



Vamos lá à Focaccia:

Para uma focaccia
1 pacote de fermento para pão
500 gr de farinha de trigo sem fermento
Sal grosso
250 ml a 500 ml de água morna
2 colheres de sopa de azeite e mais um pouco para barrar a focaccia antes de ir ao forno
Raminhos de alecrim
Siga as instruções acima, para fazer pão (na verdade, a receita da focaccia não é mais do que a receita de pão com um pouco de azeite), mas adicione o azeite quando adicionar a água.
Depois de amassar, achate a massa num tabuleiro untado com azeite. Tape-a com um pano húmido e deixe a levedar durante 1 hora. 

Depois, pincele afocaccia com um pouco de azeite. Faça umas covinhas na massa com o seu dedo mindinho, e nesses buraquinhos coloque ramos de alecrim. Leve ao forno durante 30 mn a 200 ºC.






Prontinha!

Devore-o ainda quentinho e delicie-se!

Total
1
Shares

5 comments

  1. Olá Ana, pode perfeitamente usar farinha integral, e também pode misturar sementes de linhaça, aveia, etc. Não sei funciona com farinha de soja, mas, se experimentar, aconselho-a fazer a receita com, por exemplo, metade com farinha integral e metade com farinha de soja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*