Lisboa está cheia de turistas e assim torna-se numa cidade mais viva e cosmopolita. Simultaneamente, transforma-se numa cidade caótica, porque não tem indicações suficientes para as pessoas se conseguirem orientar. Muito menos para os turistas, que andam por aí que nem baratas tontas, a tentar perceber onde estão e para onde vão usando mapas mal feitos. E é então que perguntam por indicações… e eu adoro ouvir os portugueses falar com os estrangeiros. Soltam a língua que, bem adaptada, funciona em inglês francês e espanhol, desde que coloquem bem os acentos e sotaques, e gesticulem com convicção. Mas do que eu gosto mesmo é de portunhol. Já tivemos algumas demonstrações públicas de alguns dos nossos políticos, em portunhol avançado (es preciso dos para danzar el tango, quem lembra?), mas os casos que se apanham na rua são igualmente interessantes.
Este chili não é muito picante, mas isso é fácil de resolver. Junte uma malagueta sem sementes e bem picadinha ao refogado, e já terá aquele power!
2 a 3 chávenas/xícaras de água
3 colheres de sopa de molho de soja
1 cebola picada
1 pimento vermelho cortado às tiras
1 alho picado
Uma pitada de piri-piri em pó
1 pitada de cominhos
Uma colher de sopa de pimentão-doce (páprica)
4 tomates aos pedaços
¼ de chávena/xícara de vinho branco (eu usei rosé e ficou muy bueno)
200 g de polpa de tomate
250 g de feijão vermelho cozido
1 cubo de caldo de legumes
Num tacho grande, refogue a cebola até estar translúcida. Junte os pimentos e deixe-os suar durante 5 mn. Adicione o alho e as especiarias e mexa bem. Junte a soja e envolva.
Passado esse tempo, junte os feijões e o caldo de legumes, e deixe cozinhar destapado durante 20mn, até o molho engrossar e se tornar numa riquisima salsa roja.
Sirva com arroz branco.
1 comment
Olá. Gostava de saber que vinho branco usam? É que a maioria dos vinhos são refinados utilizando produtos de origem animal (albumina de ovo, gelatina, etc). http://www.centrovegetariano.org/Article-246-Bebidas%2Balco%25F3licas%2Bveganas.html