Quando eu era pequena ia de férias com a minha família inteira. Eram primos e tias e primos e tios e gatos e cães, todos juntos. E eu adorava esse convívio. Como sabem, a minha mãe cozinha muito bem, e, consequentemente, as minhas tias também, deve ser qualquer coisa de genético J. Mas todas cozinham de maneira diferente. A minha mãe é mais requintada, faz pratos leves e saudáveis. Uma das minhas outras tias, que também ia de férias connosco, faz daqueles pratos que, depois de comer, ninguém se consegue levantar da cadeira. Nessas férias, quando o Verão ainda era Verão e estava um calor constante durante 2 ou 3 meses, a minha tia levava a panela de pressão, a sua companheira inseparável, para fazer o comer mais rápido para o batalhão que vinha da praia completamente esfomeado. Eu só queria comer o mínimo possível e o mais rápido possível, para poder fazer a digestão e ir para a água, que era onde eu passava a vida. Então, lembro-me de estar sentada no jardim com a minha tia, no final de um dia de muitos mergulhos e muita praia, com um calor incrível, a comer uma tigelona de sopa de feijão com massa, daquelas sopas em que a colher fica em pé. E eu comia aquela sopa enorme e densa, e mal acabava a tigela a minha tia trazia a panela de pressão cheia de feijão e servia-me outra vez (apesar de eu suplicar que não conseguia comer mais). E eu ficava toda vermelha e a escorrer suor, e a ansiar por uma salada. Isto para vos dizer que, quando está calor, não há nada melhor do que uma salada bem fresquinha. E esta é uma delícia e fica pronta num piscar de olhos!

Receita para 2 pessoas

Para o cuscuz

1 chávena de água

1 chávena de cuscuz

Sal

Ferva a água com o sal. Quando estiver a ferver em cachão, retire do lume, deite o cuscuz e tape. Deixe repousar durante 5 mn. Passado esse tempo, solte os grãos com um garfo e coloque no frigorífico.

Para o resto

1 pimento vermelho (retire as sementes)

1 tomate grande (retire as sementes)

1 pepino (retire as sementes)

400 g de grão-de-bico cozido

250 g de tofu cortado aos quadrados

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de vinagre de fruta

Hortelã picada finamente

Coloque um fio de azeite numa frigideira e junte o tofu temperado com sal. Cozinhe sempre em lume médio, até que o tofu crie uma crosta (mais ou menos 5 mn de cada lado).

Corte todos os legumes aos quadradinhos. Envolva os legumes e o grão-de-bico no cuscus e regue com o azeite e o vinagre. Adicione a hortelã e envolva bem. Coloque no frigorífico até ao momento de servir.

 
E refresque-se a cada garfada!

2 comments

  1. A tua tua mae fica muito orgulhosa de te lembrares com frequencia dos seus petiscos. A lagrima caiu…. e esses almoços de familia eram no minimo unicos. Adoro as tuas receitas e as lembranças… BEIJOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*