E porque hoje é dia da Mãe, deixo aqui uma homenagem  à giraça da minha mãe, que é um espectáculo!
As rosas do quintal da minha mãe

 

A minha mãe tem inúmeros talentos, um deles é a culinária, e eu só posso agradecer-lhe por me ter alimentado tão bem, sempre! A sopa da minha mãe é divinal (nós comíamos sopa todos os dias a todas as refeições, e eu adorava!), mas os bifes de soja de cebolada, as lentilhas estufadas, os pastelinhos e o bolo de coco (que era, para mim, The Bolo de Coco, o melhor bolo que alguma vez provei), não ficavam atrás. E porque já estou a salivar, deixo-vos outra especialidade da minha mãe, que é empadão (não esta receita exactamente, mas parecida), e que foi o nosso jantar deste Dia da Mãe.
Receita para 4 pessoas
2 chávenas/xícaras/cups de soja granulada
4 chávenas/xícaras/cups de água morna
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate grande e sumarento cortado aos pedacinhos
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho inglês vegano (opcional)
Poejo ou salsa/salsinha (evite os talos mais grossos)
Puré para 4 pessoas
Pão ralado e margarina vegana ou leite de soja
Coloque a soja de molho durante 20 mn. Depois escorra-a bem até não ter mais água, se possível com uma peneira ou um escorredor.
Refogue a cebola e o alho picado até a cebola estar translúcida. Coloque a soja e deixe cozinhar, mexendo com frequência para não agarrar. Deixe a soja perder o resto da água residual, para melhor absorver os temperos.
Quando a soja começar a agarrar ao tacho (15 mn depois, aproximadamente), junte o tomate e deixe-o cozinhar até se desfazer. Se necessário, junte um pouco de água.
Quando o tomate estiver desfeito, junte os molhos, envolva bem, e depois adicione o poejo ou a salsa/salsinha. Retire do lume.

 

Cubra um tabuleiro de ir ao forno com metade do puré.

Coloque a soja por cima e cubra-a com o resto do puré.

Use um saco de pasteleiro se preferir, e um bico grande de estrela e faça rosáceas de puré. Se não usar o saco de pasteleiro, cubra com pão ralado e coloque umas nozes de margarina vegana. Se usar o saco de pasteleiro, pincele as “rosáceas” com leite de soja.

Leve ao forno no grill durante 10 mn, ou até estar dourado.
Agora vá dar um xi apertado à sua mãe 😉

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*