Mais uma receita óptima e super simples, para uma entrada ou para um prato principal, que vai certamente fazer feliz todos os convivas. Bom carnaval!
Para a massa:

120 g de farinha

80 g de margarina vegana (usei a da Alpro) cortada aos pedacinhos

uma  pitada de sal fino

1 colher de sopa de água

Misturar com a ponta dos dedos a farinha, a margarina e a pitada de sal, até ficar uma massa arenosa e tudo estiver bem incorporado. Junte água aos poucos, até ligar. Faça uma bola, achate-a, envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora, no mínimo.
 Retire a massa do frigorífico. Faça uma bola com a massa e estenda-a com o rolo da massa, numa superfície enfarinhada, até ter 3 a 5 mm de espessura. Tente estendê-la numa forma circular, para conseguir forrar uma tarteira redonda ou a forma redonda.

 

Para o recheio de tomate cereja

500g de tomate cereja (2 embalagens) cortados a meio

1 dente de alho esmagado

1 raminho de alecrim

1 colher de sopa de orégãos

1 colher de sopa de açúcar amarelo

Pré-aqueça o forno a 120ºC.

Coloque no fogão uma tarteira ou numa forma redonda de ir ao forno, deite um fio de azeite, o alho esmagado e as folhas de alecrim. Deixe alourar durante 5 mn e adicione o tomate cereja e os orégãos. Vá mexendo até perderem alguma água (5mn). Junte o açúcar e mexa bem, para desfazer o açúcar (2mn). Retire o alho.
Coloque a massa de tarte por cima do recheio de tomate cereja, calcando bem nos lados. Pique a massa com um garfo e leve ao forno durante 10 a 15 mn, ou até estar dourada.
Retire do forno e deixe repousar 5 mn na forma. Com uma espátula solte os lados da tarte e vire-a cuidadosamente para um prato de servir.

Sirva quente.

Mmmmm!

5 comments

  1. Estou fazendo esta receita mas na hora de assar fiquei com uma dúvida! A temperatura mínima do meu forno é 160-180ºC! Quando ficar pronto volto aqui para dizer se deu certo… 😉

  2. Hmmm!! Deixei no forno por uns 15 minutos, mas em temperatura média (180-220ºC) e ficou DI-VI-NO! 🙂 Obrigada por compartilhar esta receita deliciosa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*