E porque o dia dos namorados está à porta, aqui vai uma receita óptima para começar bem a noite! É um pouco demorada, mas os legumes e o seitan cozem sozinhos, só precisam que os espreite de vez em quando, por isso proponho que faça esta receita com a sua cara-metade, e, enquanto esperam que os legumes cozam, podem dedicar-se a outras coisas…

E cuidado para não queimar a panela 😉

Receita para 2 a 4 pessoas

500 g de seitan

1 cebola grande às rodelas

1 alho-francês aos pedaços

2 dentes de alho

1 cenoura às rodelas

½ cubo de caldo de legumes (opcional)

1 ramo de tomilho fresco (opcional)

3 colheres de sopa de polpa de tomate

2 colheres de sopa de natas de soja

1 pitada de pimenta preta

1 colher de chá de pimentão-doce (páprica)

Farinha

Corte o seitan em 4 pedaços do mesmo tamanho.
Numa panela grande, salteie os alhos e a cebola até estar translúcida. Junte o alho francês e a cenoura e mexa. Deixe suar 2mn.
Junte o seitan e o tomilho e cubra com água. Tempere com sal e o caldo de legumes e deixe cozinhar durante 2 horas, juntando mais água, se necessário.
2 horas depois o molho deverá ter reduzido e os legumes estarão praticamente desfeitos.
Retire o seitan e reserve-o.
Retire os legumes (guarde o caldo) e coloque-os num robot de cozinha. Triture-os até estarem desfeitos, juntando a água da cozedura até ficar um molho cremoso. Também pode usar a varinha mágica.
Volte a colocar o molho na panela, junte a polpa de tomate, as natas de soja e a pimenta preta e deixe cozinhar em lume baixo durante 2 a 3 mn. Reserve.
Corte o seitan às fatias e passe-o pela farinha misturada com o pimentão-doce, sacudindo o excesso. Coloque as fatias de seitan numa frigideira quente, com um fio de azeite, até dourarem.
Coloque as fatias de seitan num prato de servir e regue com o molho.
Sirva com puré e muito molho. E beijinhos aos molhos!
Total
1
Shares

2 comments

  1. Olá, gostava de saber onde encontrar a marca Shambala, eu uso outra marca mas não estou a gostar muito então vim em busca de outras e realmente a Shambala já apareceu várias vezes mas nunca a vi à venda.

    Agradecida pela ajuda, ainda sou uma principiante 😛

    Beijo

    1. Olá,

      O seitan da marca Shambala vende-se no Celeiro. Mas o da Próvida também é bom, e há um que tem na etiqueta “pão de seitan” que também é bastante bom. Todos se vendem no Celeiro e em lojas de produtos naturais ou mercearias biológicas.
      Um abraço,

      Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*