Hoje é dia de festa! Já lá vão uns aninhos desde que eu era assim:

E porque é o meu aniversário trago-vos um dos meus pratos preferidos, que vai ser o jantar de hoje: strogonoff de seitan. É cremoso, rico, delicioso e fácil de fazer, perfeito para um jantar especial!

 

Receita para 2 pessoas

250g de seitan cortado às tiras (finas)

2 a 3 colheres de sopa de farinha

Uma pitada de pimenta preta

1 colher de chá de pimentão-doce

2 alhos-franceses cortados às rodelas finas (opcional)

200 g de cogumelos (opcional – não usei)

1 dente de alho picado ou alho em pó

1 pacote de natas de soja (200 ml)

2 colheres de sopa de leite de soja sem açúcar

2 colheres de sopa de polpa de tomate

Sal

Salsa/salsinha picada

Corte o seitan em tiras finas. Numa taça misture a farinha, o pimentão-doce e a pimenta preta. Envolva o seitan na farinha.

Numa caçarola, aqueça um fio de azeite, junte o dente de alho e salteie os alhos-franceses e os cogumelos,até amolecerem e perderem alguma água, mexendo de vez em quando. Retire e reserve.

Volte a deitar mais um fio de azeite na panela e adicione o seitan. Sacuda o excesso de farinha antes de o colocar na panela. Deixe-o cozinhar em lume médio a forte até ficar dourado, mexendo para não agarrar.
Junte os legumes e deite água até meio do preparado. Com a colher de pau raspe os pedacinhos de seitan e de farinha que ficaram agarrados ao fundo da panela, para os incorporar no molho.Tempere com sal.
Deixe cozinhar aproximadamente durante 10mn, e destape. Deixe cozinhar mais 5 mn destapado, para a água evaporar e tudo se tornar mais cremoso. Mexa de vez em quando.
Junte a polpa de tomate, as natas e o leite de soja (senão tiver leite de soja, junte apenas um pouco de água – serve para tornar o molho cremoso e não “empastado”).
Tempere com mais uma pitada de pimenta e de pimentão-doce, envolva e deixe cozinhar até o molho ficar aveludado, mais ou menos 2 mn.

Polvilhe com salsa picada e delicie-se.

Sirva com puré, tagliatelle ou arroz branco.

10 comments

  1. Olá, Maria!Espero que tenhas tido um dia muito feliz e que a felicidade se propague ao longo de toda a tua vida!Este prato parece-me ótimo para comemorar! Também passei para dizer-te que ontem fiz a tua tofuzada de Natal e ficou uma delícia, a repetir pelo ano fora…Vou publicar a receita, citando o teu maravilhoso blogue, OK?
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

  2. Vou experimentar hoje esta receita maravilhosa 🙂 Sou vegetariana há quase 9 anos e só há pouco tempo descobri que seitan é tão bom e versátil! Agora uso-o frequentemente, ralo-o e uso como “carne picada”, fica fantástico.
    Gosto muito do teu blog e estou sempre contente quando aparece uma recita nova 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*