Uma receita super simples de bolachas que ficam um mimo na mesa de Natal, e uma ideia deliciosa para oferecer a quem mais ama. São tão fáceis de fazer que as pode preparar com as crianças da sua casa, para uma tarde bem passada. Adicione os ingredientes que preferir: canela, chocolate, frutos secos, ou faça-as simples e recheie-as com geleia ou compota, ou mergulhe-as em chocolate – não são muito doces, por isso são uma base perfeita para dar asas à sua imaginação.

Receita para 3 tabuleiros de bolachas

1 cup/xícara/chávena de margarina vegana (cerca de 220g)

½ cup/xícara/chávena de açúcar em pó

2 cups/xícaras/chávenas de farinha (cerca de 260g)

1 pitada de sal fino

Bata a margarina com a batedeira até estar cremosa (menos de 1mn). Junte o açúcar em pó e volte a bater durante 2 mn.

Junte a farinha e a pitada de sal, mexa com uma colher de pau até a massa estar com um aspecto areado, e depois amasse-a com as mãos. Inicialmente, a massa vai estar pegajosa e a agarrar-se aos dedos, mas à medida que amassa vai ganhando elasticidade e deixará de se pegar.

Faça uma bola e achate-a. Envolva-a num pouco de farinha, enrole-a em película aderente e coloque no frigorífico durante 1 hora, no mínimo (a massa pode ficar no frigorífico até 4 dias).

Para fazer as bolachas:

Aqueça o forno a 150ºC.

Faça um rolo com a massa e divida-o em 3 ou 4 partes.

Agora escolha: junte pedacinhos de chocolate a uma parte da massa, ou amêndoas laminadas, ou canela com açúcar ou faça-os simples.

Com o rolo da massa, estique-a até estar fina. Adicione a cobertura que quiser e corte com o cortador da massa. Se adicionar pepitas de chocolate, não as adicione à massa antes de a estender. Junte apenas depois das bolachas estarem cortadas.

Coloque as bolachas cortadas num tabuleiro coberto com papel vegetal a leve ao forno durante 10 mn (se quiser mais tenros) ou 15mn (mais crocantes). Se quiser bolachas mais douradas, pincele-as com leite de soja antes de irem ao forno.

No final desse tempo retire as bolachas e coloque-as numa rede de pastelaria para arrefecerem.

Proceda desta maneira até acabar a massa.

Depois de estarem frias, pode mergulhar as bolachas num ganache de chocolate (é a mesma receita das trufas – pode aproveitar para mergulhar as bolachas e, com os restos, fazer algumas trufas).

Devore-as rapidamente ou ofereça-as a quem se tenha portado bem neste ano!

Total
4
Shares

3 comments

  1. Adoro todos, adoro o teu estilo, pq na vaedrde e9s uma vaedrdeira inspirae7e3o para mim.Se tiver se escolher sf3 um, escolho sem dfavida o vestido de gala vermelhor, q adorei!!Mas tb gosto mt do 1ba look da faltima linha, e do 4ba look da 3aa fila :DBjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*