Quem não conhece os famosos douradinhos, que fazem as crianças acreditar que os peixes são rectangulares e quadrados e vêm de uma caixa?

Estes são os melhores douradinhos, porque são veganos, porque têm tofu, sementes de linhaça, amêndoa e levedura de cerveja, e porque são mesmo bons. E assim, de uma maneira pouco modesta, me autoproclamo a nova Capitã dos douradinhos!
Receita para 2 pessoas
250 g de tofu

1 limão

1 dente de alho

½ chávena/xícara/cup de farinha de milho ou integral

½ chávena/xícara/cup de leite de soja (sem açúcar)

½ chávena/xícara/cup de pão ralado

1 colher de sopa de levedura de cerveja

1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas

1 colher de chá de alho em pó

Sal

Pimenta preta

Corte o tofu em fatias relativamente finas (o meu bloco de tofu deu para 4).

Deixe marinar o tofu pelo menos uma hora antes com o dente de alho cortado em lascas e o sumo de um limão, ou com o seu tempero preferido.

Passe as fatias na farinha, envolvendo bem, depois no leite e, de seguida, no pão ralado temperado  com levedura de cerveja, sementes de linhaça, amêndoa moída, alho em pó, sal e pimenta preta. Coloque imediatamente numa frigideira aquecida com um fio de azeite e deixe dourar, sempre em lume médio. Cuidado para não queimar! Junte mais azeite se necessário.

Depois de fritar, coloque as fatias sobre papel absorvente.

Se preferir, leve-os ao forno em vez de fritar. Ficam bastante mais secos, por isso aconselho a que os regue com sumo de limão assim que saírem do forno.
Douradinhos de tofu no barro

6 comments

  1. Olá, Maria!Estes douradinhos tem um óptimo aspecto, e devem ser muito mais saborosos que os originais! Óptima ideia para um piquenique.Hoje pela primeira vez provei o tofú e adorei,talvez faça esta receita.
    Beijinhos

  2. eheheh adoro tofu! ^^ ainda no outro dia fiz panadinhos e ficaram uma delícia! Pena é não ter jeito para os fritar como deve de ser.. o pão ralado ficou todo na frigideira. Os teus têm um aspecto óptimo! Vou experimentar por farinha e leite antes do pão ralado :X

    beijinhos

  3. Adorei este blog, já o disse na página do face :). E publicitei-o no meu perfil. Com uma horta tão bela e fresca, não admira que tudo fique belo e com aspecto delicioso. Beijinhos, bom trabalho na horta e na cozinha :).
    Teresa

  4. Obrigada!!! Tinha no frigorífico um grande pedaço de Tofu e não sabia o que fazer com ele. Os pedacinhos já estão de molho no limão. De um dia para o outro como a minha mãe faz com os filetes de pescada. Espero que os meus saiam tão bonitos como os teus porque têm um aspecto deliciosoooooo!!

  5. Primeiro, não poderia deixar de te dar os parabéns pelo trabalho que tens feito no blog. Depois, devo dizer-te que, embora seja vegetariana, quase quase vegan, não consigo comer tofu. Nunca me fica em condições! Eheh! Mas vou experimentar estes douradinhos e assim que tiver um feedback, passo por cá. Mais uma vez, obrigada por partilhares connosco estas maravilhas! 🙂

    Beijito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*