Há coisas que são feitas com um objectivo, mas ficam muito melhor se se lhes encontrar um outro. É o caso deste tempero “de saco”, com ervas e especiarias, feito para temperar carne ou peixe, mas que na verdade foi feito para temperar seitan e tofu – a empresa que os produziu é que não sabe.

Estes saquinhos encontram-se na secção das especiarias e condimentos de qualquer supermercado, são todos veganos, e têm no rótulo “ervas e especiarias para”  bifes, frango, saladas, entre outros.

 
É muito bom para uma refeição rápida e, se estiver mesmo com pressa, esqueça a marinada, fica bom na mesma.

Receita para 2 pessoas
250 g de seitan
1 colher de sopa de tempero “de saco” feito para frango ou bifes
1 colher de sopa de azeite
Sal
2 dentes de alho esmagados
¼ chávena de água (ou a necessária para que exista molho)
Misture os temperos com o azeite e envolva o seitan. Junte os alhos e deixe marinar 1 hora.
Aqueça uma frigideira e coloque os bifes de seitan, sem se sobreporem. Como já usámos azeite na marinada, não é necessário adicionar mais, a não ser que os bifes comecem a agarrar.
Deixe dourar os bifes dos dois lados.

 

Na tigela ou no prato onde os bifes estiveram a marinar, junte a água e mexa para envolver todos os temperos. Despeje este molho (com os alhos) na frigideira e deixe reduzir até ficar cremoso (demora 1 mn).

Sirva os bifes com o molho.

4 comments

  1. Creio que o ‘tempero de saco’ são aqueles saquinhos de temperos, que se encontram no supermercado junto aos frascos de especiarias, e que dizem “Mistura para Bifes” ou “Mistura para Massas”, etc. Creio que são sempre veganos e há da marca Margão mas também de outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*