Descobri a receita desta massa hoje à tarde no supermercado, numa daquelas fichas de receitas. Como estava com poucas ideias para o jantar, caiu que nem ginjas! Fiz este recheio porque tenho imensas couves e cenouras para comer aqui da horta, mas use o recheio que preferir, afinal é uma calzone, merece um recheio mais italiano do que português, mas este fica muito bom!

Receita para 2 pessoas

Ingredientes para a massa
300g de farinha integral

1 colher de chá de sal

2 colheres de chá de orégãos secos

2 colheres de chá de sementes de linhaça

1 saqueta de levedura de padeiro

1 colher de sopa de azeite

1,5 dl de água quente

Numa tigela misture a farinha, o sal, os orégãos, a linhaça e a levedura de padeiro. Abra uma cavidade no centro e deite o azeite e a água. Misture. Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha integral e amasse até não colar. Amassar activa o glúten e o fermento, pelo que não deve descurar esta etapa.
Coloque a massa numa taça untada com um pouco de óleo ou azeite, tape com um pano e deixe levedar num sítio morno, nunca menos de 1 hora. A massa vai dobrar de volume.

 

Ingredientes para o recheio
1 couve

1 cenoura

1 chávena/xícara de ervilhas congeladas

½ caldo de legumes

1 colher de sopa de molho de tomate ou de polpa de tomate

1 dente de alho ou alho em pó

1 pitada de pimenta preta.

Corte a cenoura aos pedacinhos e a couve às tiras finas. Numa panela salteie a couve, a cenoura e as ervilhas num fio de azeite, mexendo de vez em quando, até perderem a água (se usar o dente de alho, adicione-o ao azeite antes de colocar os legumes). Junte o molho de tomate ou a polpa de tomate, o caldo de legumes e um pouco de água. Tempere com sal e tape. Deixe refogar 15 a 20 mn, ou até estar tenro e as ervilhas cozidas (as minhas couves demoraram imenso tempo a cozer, apesar de terem sido apanhadas há minutos). Quando estiver pronto, tempere com a pimenta preta e o alho em pó, se não usou o dente de alho, e envolva bem. Deixe arrefecer.
Com um rolo da massa estique a massa uniformemente até fazer uma rodela fina. Coloque o recheio em metade da massa e tape com o resto da massa, apertando bem as pontas para não abrir.

Leve ao forno durante 15 mn a 150 ºC.
Eu servi com uma salada de alface, pepinos e coentros, apanhados hoje de manhã e incrivelmente deliciosos, frescos e crocantes, regados com um simples fio de azeite.

2 comments

  1. Olá Maria!
    Pois parece-me um jantar maravilhoso, saboroso e livre de crueldade!
    Gosto muito do teu blog e das tuas receitas, que me inspiram mais e mais e me deixam com “água na boca” ao ver tais maravilhas!

    Parabéns!
    Neide

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*