Esta é a cobertura ideal para qualquer prato de forno, sobretudo italianos, como lasagna ou beringela parmigiana, mas  fica igualmente delicioso com qualquer prato de massa. A levedura de cerveja dá um sabor diferente e “aqueijado”, que, conjugado com o sabor das amêndoas… mmm! E a segunda boa notícia, para além do facto de se conseguir fazer parmesão vegano, é que só tem bons nutrientes, como ómega 3 e vitamina B12, sem as gorduras habituais do queijo. Cá em casa estamos viciados! Duplique ou triplique a receita e guarde numa caixinha – estará sempre prevenida/o!
Receita para cobrir uma lasagna para 2 pessoas

2 colheres de chá de amêndoa moída

1 colher de chá de levedura de cerveja

2 colheres de chá de pão ralado (eu uso integral)

¼ de colher de chá de alho em pó

1 pitada de sal
Misture tudo.

Total
5
Shares

7 comments

  1. Olá
    Este blog tem receitas lindas!!! Apesar de não ser vegana, faço uma alimentação maioritariamente vegetariana e este blog é, sem duvida, uma fonte de inspiração.

    Mas o meu comentário vem para este “parmesão”. Nunca experimentei com levedura de cerveja, mas faço muitas vezes a cobertura de lasanhas, empadões, etc. com uma mistura de amendoa e pão (coloco os dois ingredientes na picadora e trituro juntos). Tenho de experimentar esta versão (mas sem sal, que não faz falta)

  2. Fiquei cheia de curiosidade em experimentar este parmesão vegano, sou ovo lacto vegetariana mas o queijo tradicional realmente já precisa de um descanso…

    Parabéns pelo blog, tem receitas muito apetitosas, nós vegetarianos e veganos também gostamos de comidinha boa com um cheiro delicioso. É algo que temos de desmistificar, não somos coelhinhos de volta da cenoura, somos seres humanos, e falo por mim, bem gulosa!

    Apesar das minhas escolhas alimentares não gosto de me privar de nada e adoro experimentar todos os pratos que me cativam em versão vegetariana, adorei encontrar tantas adaptações veganas neste blog.

    Mais uma vez parabéns!

  3. Olá!Descobri o seu blog em pesquisa por receitas vegans e acabei por utilizar este parmesão numa receita de minha avó e ficou óptimo, acho que também vou me viciar. Digo que sou uma aprendiz de vegetariana pois estou a cortar nos alimentos animais em minha alimentação e o mundo vegan encanta-me pelas enormes possibilidades que temos de nos alimentar sem causar sofrimento a nenhum ser vivo e além de ser melhor para a saúde.
    Vou voltar cá muitas vezes, com certeza!
    Beijinhos e parabéns pelo óptimo blog

  4. Olá Maria,
    Relativamente à levedura de cerveja, é normalmente aconselhado não submetê-la a temperaturas muito quentes. Ainda assim, se o efeito for apenas a perda de nutrientes ou da própria vitamina B12 e o sabor compensar, é uma excelente adaptação ao queijo parmesão 🙂
    Um abraço,
    Ana

  5. encontrei o seu blog quando procurava receitas veganas,fiquei encantada .Já experimentei algumas que ficaram deliciosas .Hoje experimentei o permasão v
    egano ,adoramos Obrigada era o que faltava em portugues de Portugal
    Um abraço
    olinda

  6. Olá.
    Descobri este blog ha pouco tempo mas estou rendida!!!
    Muitos parabéns!!
    Já fiz algumas receitas e cada uma melhor que a outra!
    Quanto a este parmesão gostava de perguntar quanto tempo aguenta guardado sem se estragar.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*