Estes bifes são perfeitos para uma refeição especial, diferente e super saborosa. E são mesmo simples de fazer.
São a minha homenagem às mimosas que enchem os nossos campos de flores amarelas e preparam a chegada da Primavera. Não me diga que ainda não reparou que as mimosas estão todas em flor?!
Receita para 2 pessoas (4 bifes)

½ L de água
90 g de polenta (sêmola de milho)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de mostarda (vegana, claro)

Ferva a água com o sal. Junte a polenta e mexa durante 10 mn, até ficar bem cremosa. Junte a mostarda no final. Se quiser junte azeitonas aos pedaços (sem caroço), cogumelos salteados, pedaços de chouriço vegano, folhas de manjericão, ou o que lhe apetecer.

Transfira a polenta para uma forma de cake (ou um tupperware comprido) forrada com película aderente e coloque no frigorífico 1 hora, para arrefecer e solidificar.

Quando estiver pronta, coloque o bloco de polenta na superfície de trabalho e corte 4 bifes. Também fica óptimo se cortar em tiras mais finas, tipo batata-frita em palitos.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e deixe dourar a polenta dos dois lados, em lume brando, aproximadamente 10 mn de cada lado, para ficar crocante. Quanto mais crocante mais saboroso fica!

Sirva com molho de tomate e uma boa salada de alface.

(Pode também ser servido como uma entrada: corte em cubinhos, passe-os pela frigideira e, na hora de servir, coloque uma colher de chá de molho de tomate por cima e uma folha de manjericão verdinha. Os seus convidados ficarão certamente bem impressionados com os seus dotes culinários, e nunca desconfiarão que apenas esteve 15 mn na cozinha a preparar estas pequenas delícias.)

2 comments

  1. Ola Maria,

    Entrei por curiosidade gastronómica e gostei muito. Não sendo exactamente vegetariano interessa-me muito esta área culinária. Parabéns pela diversidade. Fica provado, sem qualquer duvida, que “vegetariano” e “aborrecido” não rima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*