Confesso que o Inverno não me inspira. A constante falta de sol faz com que as fotografias das receitas fiquem escuras, o frio faz com que não apeteça estar na horta (as mãos gelam), e que as refeições se resumam a alguma coisa quente, consistente e básica, em frente à lareira…

Mas é também em dias frios que apetecem gulodices, em torno de um chá ou de um chocolate quente. E que tal deliciar-se com uns tenros scones, quentinhos, cheios de compota ou margarina? Acredite, é muito difícil ficar só por um, são absolutamente viciantes! Ficam prontos em 15 mn e têm a capacidade de tornar qualquer momento do dia perfeito.

Receita para 9 scones
450 g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento
1 colher de sopa de açúcar
55 g de margarina vegana

255/260 ml de leite de soja e mais um pouco para pincelar no final

Pré-aqueça o forno a 220ºC.

Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma taça.


Junte a manteiga aos pedacinhos e amasse com os dedos até ficar uma espécie de areia. Adicione o açúcar.


Faça uma cova no centro e junte o leite de soja.

Mexa e amasse, até ficar uma massa jeitosa. Se ficar seca, junte um pouco mais de leite, e se ficar empastada, um pouco mais de farinha.

Faça uma bola, coloque-a no plano de trabalho polvilhado com farinha e achate-a com as mãos até ficar com a espessura de 1 a 2 cm.

Corte com um cortador de massa redondo (ou com uma faca).

Pincele o topo dos scones com leite (eu faço-o com os dedos).

Leve ao forno, num tabuleiro coberto com papel vegetal, durante 10 a 12 mn.


Quando estiverem dourados, retire e coma imediatamente ou coloque numa grelha de pastelaria para arrefecerem.


Se sobrarem, o que é pouco provável, guarde os scones num tupperware ou numa caixa de lata. Aqueça-os na torradeira ou no forno, e regale-se!

Total
2
Shares

5 comments

  1. Parecem deliciosos, obrigado pela receita. Ainda há uns dias andava à procura de uma receita vegana de scones, mas confesso que não sou amigo do leite de soja… tens alguma experiência com algum outro substituto de leite, ou com água mesmo?

  2. Obrigada pelo comentário! Para fazer scones são necessários três ingredientes de base: farinha, gordura (margarina, oleo, azeite) e leite, por isso é difícil substituir qualquer um destes ingredientes. Creio que é perfeitamente possível fazer com qualquer outro tipo de leite, como o de arroz, amêndoa ou aveia. Confesso que não experimentei mas acredito que o resultado será igualmente bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*