Finalmente tive um pouco de tempo para postar uma receita depois da Mostra de Pastelaria Vegana, que foi uma verdadeira loucura e cuja adesão e resultados me deixaram muito feliz.

Este foi o nosso jantar no último dia da Mostra, quando só nos apetecia uma coisa leve e confortável, que soubesse a “casa”. E deliciámo-nos, ainda com um sorriso, ao lembrarmo-nos da rapidez com que todos os bolinhos desapareceram.

O tempo frio apela a estes pratos do forno, que se comem à colher num cantinho em frente à lareira. Esta receita é muito fácil de fazer, e o resultado é maravilhoso.

Receita para 2 pessoas
1 beringela grande e gorda
3 tomates maduros
2 pimentos às tiras, limpos de sementes (opcional)
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de pimentão-doce (páprica)
Orégãos a gosto
1 colher de sopa de amêndoa ralada
1 colher de sopa de pão ralado

Lave e corte os tomates aos pedaços. Aqueça um fio de azeite numa panela, junte o tomate e tape, deixando cozinhar até se desfazer, em lume brando, mexendo de vez em quando (entre 7 a 10 mn).

Quando o tomate já estiver desfeito, junte os pimentos (se desejar), a polpa de tomate e tempere com sal. Se for necessário junte um pouco de água. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso (cerca de 20 mn).

Quando os pimentos estiverem tenros, está pronto. Junte uma pitada de orégãos, o alho em pó e o pimentão-doce. Mexa bem para incorporar os sabores, tape e reserve.


Corte a beringela às rodelas e grelhe-as ou frite-as num fio de azeite, dos dois lados, até estarem douradas.


Numa travessa de ir ao forno, alterne camadas de molho de tomate e beringelas, sendo a última camada de molho de tomate.

Misture o pão ralado com a amêndoa e polvilhe.


Leve ao forno durante 20 mn. Se quiser que a cobertura fique tostadinha, escolha a opção grill durante 5 mn (cuidado para não torrar).

Deixe repousar 5 mn fora do forno. E está pronto!

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*