Melhor é impossível: 6 ingredientes que todos têm na despensa (ou deviam ter), uns segundos para misturar tudo, 5 minutos a olhar para a frigideira, e, eventualmente, 5 minutos para devorar!

 

  • 1 cup/chávena/xícara  de farinha (usei com fermento)
  • 2 colheres de sopa bem cheias de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol (ou qualquer outro óleo vegetal, desde que não use aquelas misturas de óleos para fritar, tipo Fula e afins)
  • 1 cup/chávena/xícara  de leite de soja
  • Margarina vegana para untar a frigideira (ou óleo)
  • Peneire a farinha, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o sal para uma taça.

Adicione o óleo e o leite e mexa bem com um batedor de varas até não haver grumos.

Aqueça uma frigideira pequena em lume brando e barre-a ligeiramente com margarina/óleo com a ajuda de um guardanapo de papel ou papel absorvente.

Coloque uma colherada de massa, com uma concha da sopa, no centro da frigideira. Não coloque muita massa, apenas o equivalente a duas colheres de sopa, e tente que não fiquem muito gordas, caso contrário as danadas poderão ficar cruas no interior.

A primeira panqueca serve sempre de experiência para as outras, por isso não se preocupe se ficar mais estranha do que o previsto.

Estas panquecas ficam naturalmente fofas e gordinhas – elas crescem na frigideira. Para não correr o risco de existir alguma massa crua no interior, carregue ligeiramente com a espátula no centro, para a massa se ir espalhando. Pode ser necessário que tenha de as virar mais do que uma vez, para garantir que o interior coze.

Sirva com margarina vegana, compota ou/e coulis de chocolate (veja a receita aqui).

São muito fáceis e rápidas.

E ficam leves, fofas…

Total
3
Shares

4 comments

  1. Muito obrigada 😀 tinha activado notificação de novas respostas mas o mail de confirmação foi-me parar ao spam -.- a sorte é que me lembrei de ir ver :p (e tinha metido esta nos favoritos para um dia fazer e agora reparei que tinha resposta eheh :p)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*