Escrevo com o cheirinho a pimentos recheados ainda no ar e com água na boca. Esta receita surgiu para aproveitar estes pimentos verdes deliciosos – tinha de os fazer brilhar – e resultou maravilhosamente bem. A textura aveludada dos pimentos aliou-se ao seitan, e tudo se conjugou na perfeição. Tão simples e tão bom. E os pimentos brilharam a cada garfada.
Receita para 2 pessoas
2 a 4 pimentos (depende do tamanho)
250 g de seitan (usei caseiro)
1 colher de sopa de molho inglês (opcional) – certifique-se de que é vegano
1 cenoura cortada fininha
1 tomate grande ou 2 pequenos
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de chá de pimentão-doce (paprica)
Orégãos

Corte os pimentos a meio e limpe-os de peles brancas e sementes.

Triture o seitan (se o tiver feito em casa, junte 2 colheres de sopa do molho onde foi cozinhado, se não, junte 1 colher de sopa de molho inglês e outra de água).

Salteie a cenoura num fio de azeite. Junte o seitan e deixe-o perder a água. Junte o tomate e mexa, para os sucos do tomate se envolverem no seitan. Se o tomate tiver suficiente água, tape e deixe refogar 10 mn. Caso contrário, junte um pouco de água. Estufe até a cenoura estar tenra. No final, junte os temperos e mexa. Deixe que a água se evapore completamente.

Pré-aqueça o forno a 150ºC.


Recheie os pimentos com a mistura, calcando o seitan para caber nos pimentos e deixá-los gordinhos. Coloque-os num recipiente de ir ao forno e deixe assar 30 a 40 mn.

Quando estiverem assados, desligue o forno e deixe os pimentos dentro do forno enquanto preparar o acompanhamento – eles vão apurar o sabor.

Cá estão eles acabadinhos de sair do forno. Que pena que não posso anexar o aroma maravilhoso que fica na cozinha…

Digam lá se não são perfeitos?!

4 comments

  1. Adorei sua receita. Ficaram lindos! Eu tb costumo fazer aqui em casa, mas corto-os de outra maneira. Geralmente, quando eles são mais achatados, é possível colocá-los de pé, de qualquer forma deixo todos apertadinhos na assadeira. E corto-os de forma que fique uma tampinha. Minhas filhas adoram e é uma ótima maneira de incentivá-las a comer pimentão. Da próxima vez que eu fizer aqui em casa, fotografo e te envio a foto. =) Quanto a esse ingrediente:”seitan”, do que se trata?

  2. Olá Flávia, obrigada! Estes pimentos não ficam de pé, são muito compridos e tortos… Seitan é glúten de trigo, ou a proteína do trigo, que, misturada com água faz uma espécie de pão, que depois é cozido e temperado. É o chamado substituto da carne pelo seu valor proteico. Em breve colocarei a receita do seitan e poderá experimentar. Eu adoro seitan e é muito fácil, barato e rápido de fazer. Até breve, Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*