Com este calor tórrido de país tropical, lembrei-me de dar um pulinho gastronómico até ao Brasil e trazer às minhas (e às suas) papilas esta maravilhosa moqueca. Se nunca provou moqueca, este é o momento! É uma receita muito fácil de fazer, super leve e com um sabor incrível. Experimente, e vai desejar atravessar o Atlântico a cada garfada.

Receita para 2 pessoas

1 cebola
250 g de tofu fumado aos quadradinhos (ou tofu normal)
½ limão
2 tomates aos pedaços ou ½ lata de tomate pelado aos pedaços
Sal
Azeite
1 folha de louro
½ lata de leite de coco
1 molho de coentros picados
Pimentão-doce (páprica)
Alho em pó

Faça um refogado com a cebola às rodelas e o azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tofu aos pedacinhos e regue com sumo de limão. Deixe saltear até o tofu estar dourado.

Junte o tomate e a folha de louro e deixe cozinhar 10 mn, até o molho reduzir um pouco.

Junte o leite de coco, os coentros picados, uma boa pitada de pimentão-doce e de alho em pó.

Deixe cozinhar mais 10 mn a 15 mn em lume brando, mexendo de vez em quando, até o molho ficar cremoso.

E delicie-se com os sabores brasileiros!
Total
7
Shares

13 comments

  1. olá!
    tal como prometido aqui estou eu a deixar o comentário! apenas ontem consegui fazer esta receita – tão simples e saborosa! espectacular!! o meu marido, ainda a receita não estava pronta, apenas devido ao cheiro disse-me “vamos começar a comer este tipo de refeições pelo menos uma vez por semana?”, a minha resposta foi óbvia!!

    mt obrigada pela receita, pela paciência nos emails e pelas dicas! olha q acho q vou voltar a pedir-te mais conselhos! beijinhos,
    R

  2. Estou tão contente por terem gostado! O cheirinho da moqueca é fantástico, fica-se logo com um ambiente tropical em casa. O The Love Food foi feito para simplificar e descomplicar o veganismo, e eu estou aqui para ajudar e aconselhar, por isso pergunta sempre o que quiseres! Beijinhos, Maria

  3. Olá,

    A moqueca foi o meu almoço de hoje – fi-la ontem à noite – e ficou deliciosa!
    Obrigado por partilhar a receita.

    Atenciosamente,
    Paulo Ferreira

  4. Quanto amor nesse blog! … Amei esse cantinho!!!
    Obrigada por compartilhar essas preciosidades! 🙂

    Fiz domingo essa receita e amei!
    É claro que a minha moqueca não ficou tão bonita quanto a sua, já que sou iniciante na cozinha, mas ficou uma delicia … o que é mais importante!

    Muito obrigada por fazer da comida vegetariana algo tão rico!!!
    Todo o meu amor e gratidão,
    Vishuddha Prakriti

  5. Obrigada! Fico muito feliz por ler o seu comentário, pelo seu apoio e pelos elogios! Ainda bem que gostou da moqueca. Apesar de ser iniciante na cozinha, aos poucos, com a experiência, tenho a certeza de que fará obras-primas da culinária vegana. Um abraço forte, Maria

  6. Parece ser muito gostoso…pena que aqui no Brasil não acho tofu defumado com facilidade!Olha… Aqui o clima não está muito tropical não, está frio e chovendo muito! Acho que vou fazer uma sopa bem “quente” (significa com muita pimenta, na região nordeste)Pra espantar o frio!

  7. A falta do azeite de dendê na receita me decepcionou. É muito difícil de se encontrar aí em Portugal? Com tantos brasileiros vivendo aí, imagino que não seja! Dá uma olhada que você vai gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*