Este bolo é super simples e versátil. Pode fazê-lo numa forma de queques, numa forma redonda, numa forma quadrada, numa forma de buraco, ou pode duplicar a receita para fazer um bolo maior ou um bolo de aniversário (esta receita é pequenina). Dependendo da forma que escolher, o tempo dentro do forno varia. Para fazer queques, conte com 15 a 20 mn no forno. Eu escolhi, desta vez, uma forma de buraco, e em 40 mn tinha a casa com um cheirinho delicioso a chocolate.
Use as colheres e os copos medidores! Copos = cups = chávenas (xícaras, para os brasileiros).

1 ½ copos de farinha de arroz
5 colheres de sopa de cacau em pó vegano
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 copo de açúcar amarelo
½ colher de chá de sal fino
1 colher de sopa de vinagre de sidra
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 copo de leite de coco
Uma mão cheia de pepitas de chocolate (eu corto aos quadradinhos 3 barrinhas de chocolate de culinária)

Pré-aqueça o forno a 180 º.

Numa taça, misture a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio, o açúcar amarelo e o sal. Misture bem.

Faça dois buracos nessa massa. Num, deite o vinagre. No outro, o extracto de baunilha. Adicione, por cima de tudo, o leite de coco e misture até não haver grumos. Junte as pepitas de chocolate e envolva.
Para o bolo não agarrar, unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha, deitando fora o excesso. Pode igualmente forrar a forma com papel vegetal – nesse caso, não necessitará de a untar.

Vai ao forno durante 40 a 45 mn. Não abra a porta do forno nos primeiros 20 mn (esta regra aplica-se a TODOS os bolos. Lembre-se de que eles precisam de privacidade quando estão sozinhos no quentinho do forno…).

Depois de retirar do forno, deixe-o descansar 5 mn na forma e, depois, com a ajuda de uma espátula, desenforme-o para uma rede de pastelaria.

Convém que arrefeça completamente antes de comer. Se conseguir, deixe-o ficar algumas horas (eu faço-o à hora de jantar para comer ao pequeno almoço…). Os sabores misturam-se nessa espera e o bolo fica mais homogéneo. Se o apelo do chocolate for mais forte, deixe um bocadinho para provar no dia seguinte!

Pode cobrir com ganache de chocolate, super simples e super rápido (e o bolo fica mais saboroso e rico). Convém que o bolo ainda esteja quente ou morno quando o cobrir.

5 quadrados de chocolate de culinária (vegano, claro)
5 colheres de sopa de leite de soja
1 colher sopa de xarope de agave ou de açúcar

Numa tigela, junte o chocolate, o leite de soja e o agave ou o açúcar. Coloque a tigela no microondas, a temperatura média, e deixe derreter.

Retire e mexa vigorosamente. Se a cobertura estiver muito espessa, junte mais um pouco de leite e misture.

Cubra o bolo com uma boa camada de ganache. Deixe o bolinho impregnar-se de chocolate e devore-o.

Total
1
Partilhar

Subscreva a newsletter

Receba todas as novidades do blog no seu email.

Ao marcar essa caixa, você confirma que leu e concorda com os nossos termos de uso em relação ao armazenamento dos dados enviados por meio deste formulário.

12 comentários

  1. Olá Géssica! Este bolo fica muito leve, na minha opinião (e de todos cá em casa). O facto de não ter gordura nem farinha de trigo torna-o mais fácil de digerir. Experimente fazê-lo em formas de queques/muffins, e coloque a cobertura como indicado na receita – creio que é a melhor maneira de os tornar mais levezinhos! Abraço!

  2. Penso que quererás dizer sidra, pois cidra é o fruto da cidreira e não vinagre de maçã como penso que se pretende dizer…

  3. Oi Maria! Parabens pelo seu blog, é maravilhoso!! Sou brasileira e acompanho sempre suas receitas deliciosas!
    Tenho uma dúvida, ontem fui fazer este bolo, segui a receita, mas quando coloquei o leite de coco a massa não ficou mole como na sua foto…ficou parecendo massa de modelar, bem seca! Nao sei se talvez o leite de coco no Brasil seja mais pastoso que em Portugal, mas acabei tendo que colocar um pouco de agua na massa pra que eu pudesse mecher com a colher! Assado ele ficou meio esquisito na aparencia (meio mole, e esfarelando), mas muito gostoso! Será que voce saberia dizer o que aconteceu?
    Muito obrigada desde já! Um abraço!

  4. Oi Nadia! Obrigada pelo seu comentário! Gostaria de poder ajudar, mas não sei o que se passou com o seu bolo… Certamente que o leite de coco é diferente em Portugal e no Brasil, não vejo outra explicação. O que eu uso vem numa lata, é da marca Koala e tem a consistência do leite de soja normal (um pouquinho mais espesso). Não sei se resulta se substituir o leite de coco por leite de soja, quando puder experimento e depois conto. Um abraço! Maria

  5. Ola Maria!
    O bolo tem optimo aspecto! 🙂 mas queria perguntar:
    quando fazemos os buracos na massa para o vinagre e o extrato de baunilha qual e a finalidade? Sera mau juntar tudo sem fazer os buracos? Queria tb saber qual a funcao do bicarbonato de sodio nesta receita.
    Obrigada e beijinhos

    1. Olá! Obrigada! Os buracos servem para arejar a massa, e o bicarbonato de sódio nos bolos veganos fazem o plugar do ovo: fazem-nos borbulhar, essencial para que fique fofo! Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*