Estes queques não podem ser mais simples. E, para além de serem lindos, são muito económicos, e, sobretudo, deliciosos! Outra vantagem é poder adicionar o que lhe apetecer (ou o que tiver na despensa) – o resultado é sempre óptimo. Eu já experimentei simples, com nozes e canela e agora com framboesas secas e canela. Confesso que esta é a minha versão favorita, mas sinta-se livre para dar asas à imaginação e criar as suas próprias misturas.
Receita para 10 queques
Use os copos medidores. Copo = Cups = Chávena (Xícara)

1 ½ copo de farinha com fermento
½ copo de óleo de girassol
1 copo de açúcar
1 copo de leite de soja
1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal fino
Margarina vegetal para untar

Eu usei:
1 pacote de framboesas secas
1 pitada de canela

(estas foram as framboesas que usei. Sem querer fazer demasiada publicidade, são óptimas…)

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Junte todos os ingredientes (menos as framboesas) numa taça e bata durante 1 mn com a batedeira, até a massa crescer e ficar fofinha.

Junte as framboesas e envolva.

A massa deve ficar com este aspecto.

Deite em formas de muffins untadas com manteiga.

Deixe cozer 30 mn, ou até estarem dourados e de modo a que, quando inserir um palito no centro, este saia seco.

Deixe arrefecer na forma durante 30 mn e retire-os com cuidado, com a ajuda de uma espátula (normalmente usa-se uma faca para desenformar, mas a faca arranha as formas todas…), para uma grelha de pastelaria.

Para a cobertura (opcional)

1/2 copo mal cheio de açúcar em pó (uma chávena de café)

2 colheres de chá de leite de soja

Junte 1 colher de chá de leite de soja ao açúcar em pó e mexa, até ficar uma massa espessa. Junte mais um bocadinho de leite e mexa, até ficar consistente e não muito líquido. Se estiver líquido, adicione mais um pouco de açúcar. Se estiver grosso demais, junte mais umas gotinhas de leite.

Encha uma colher de chá de cobertura. Faça uma cornucópia por cima de cada queque, deixando a cobertura escorrer da colher.

Guarde estes queques no frigorífico.

Total
1
Shares

5 comments

  1. Olá Sílvia, obrigada! Encontrei estas framboesas no Pingo Doce, mas deve ser possível encontrar num hipermercado tipo Continente ou Jumbo. Espero que consiga encontrar, são deliciosas. Mas pode também fazer com outros frutos secos, como nozes ou avelãs, ou mesmo pedaços de fruta, como maçã. Deite a massa em forminhas de papel para garantir que não agarra. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*