Estes hambúrgueres são óptimos. O sabor dos coentros, o do fumado do tofu e a textura do grão têm aqui o casamento ideal. Fica óptimo com o taboulé reinventado, ou dentro de um pão pita com hummus e salada. Se é um apreciador de coentros, sinta-se à vontade para abusar e colocar a quantidade desta erva que lhe apetecer!
Esta receita dá para 6 a 7 hambúrgueres

½ frasco de grão-de-bico (200 g)
½ ramo de coentros (tire os talos + grossos)
125 g de tofu fumado aos pedaços (corte a meio uma embalagem de 250g)
1 colher de chá de sumo de limão
Sal
Pimenta
Uma pitada de alho em pó ou 1 dente de alho
Pão ralado
Azeite

Numa trituradora junte o grão-de-bico, o tofu, os coentros, o sumo de limão e o sal (se usar o dente de alho em vez do alho em pó, coloque-o também). Triture até ficar uma pasta granulosa.

Transfira esta pasta para uma taça. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de alho em pó.

Junte pão ralado (eu uso integral) até a massa ficar moldável e não agarrar às mãos.

Faça bolas (do tamanho de uma bola de golf) nas palmas das mãos e achate, para ficarem com a forma de hambúrgueres.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os hambúrgueres quando estiver quente.

Deixe dourar de ambos os lados.

Desfrute!

Total
6
Shares

3 comments

  1. Olá Maria,
    Experimentei esta receita, que adorei, mas a maior parte dos hambúrgueres desfizeram-se em pedacinhos. Culpa do pão ralado (a mais)? Tem alguma ideia do que possa ter corrido mal?
    Muito obrigada,
    Ana

    1. Olá Ana,
      Se calhar foi pão ralado a menos… A massa ficou muito seca? Se quiser experimentar uma próxima vez, use farinha de grão-de-bico, liga muito bem os ingredientes, e apenas um pouco de pão ralado.
      O que me acontece, por vezes, quando uso um fogão eléctrico ou de indução, os hambúrgueres ficam ou mais moles e podem desfazer-se, ou fritam demasiado, sem cozinhar por dentro. Se os fizer num fogão “normal”, isso não acontece. Também pode ter sido esse o problema.
      Na mesma linha de receitas, aconselho-a a experimentar o falafel com molho de tahin (http://thelovefood.blogspot.pt/2012/05/falafel-com-molho-tahini.html) – pode fazer como hambúrgueres e é divinal!
      Um abraço,
      maria

  2. Maria, muito obrigada! Pronto, o culpado foi o fogão (placa) eléctrico – o inimigo dos cozinheiros! Vou experimentar com farinha e pão ralado 🙂 Quanto aos falafel, já os “inventei” há muito tempo e têm resultado 🙂 Mas vou espreitar a sua receita.
    Um abraço,
    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*