Não descansei até encontrar a forma perfeita (e vegana) desta guloseima! E arrisco-me a dizer que assim, caseirinhos, ainda sabem melhor! O mais complicado desta receita é a espera até comer. O resto é tão simples que surpreende. Podem ficar uns dias no frigorífico, mas tenho a certeza de que não vão durar muito – nós cá em casa bem resistimos, mas eles chamam-nos…
Receita para 6
140 ml natas de soja (creme de leite de soja)
30 g margarina vegetal
50 g açúcar
140 g gramas de coco ralado

140 g de chocolate para culinária (certifique-se de que é vegano)
30 g margarina vegetal
3 colheres de sopa de leite de soja

Coloque o coco ralado numa taça grande.

Numa caçarola pequena junte as natas de soja, a margarina e o açúcar. Leve ao lume até ferver, e mexa até engrossar e ficar com uma ligeira cor dourada (fica com a textura do leite creme). Retire imediatamente do lume quando atingir esta consistência, e cuidado para não deixar queimar.

Junte esta mistura ao coco e mexa bem, até ter uma pasta consistente (semelhante ao recheio do bounty).

Forre uma forma de cake com papel vegetal e ponha a massa de coco bem acamada, até ficar com um bloco no fundo da forma.

Vai ao frigorífico durante 1 noite ou algumas horas. Vale a pena a espera, acredite!

No dia seguinte (ou umas horas depois), derreta o chocolate com a margarina em banho-maria.

Quando estiver derretido, junte o leite e mexa bem até atingir uma consistência cremosa. Pode ser necessário acrescentar mais um pouco de leite. Não convém que fique uma pasta nem demasiadamente líquido.

Deixe arrefecer um pouco.


Enquanto arrefece, corte a massa de coco em rectângulos.

Um a um, cubra os rectângulos de coco com o chocolate, tendo o cuidado de não os desfazer.

Coloque-os, espaçados, por cima de papel vegetal num tupperware grande e leve ao frigorífico durante 2 horas no mínimo (esta é outra espera que vale mesmo a pena).

Duas horas depois está pronto para ser devorado. E vai ser difícil ficar só por um…

4 comments

  1. oi! sou do brasil e adorei seu blog, é lindo e as receitas são muito saborosas! sou vegetariana (a caminho do veganismo) e gostaria muito de saber o que são natas de soja, pois nunca vi por aqui, pelo menos com esse nome.Seria o que chamamos aqui de creme de leite de soja?
    Deborah

  2. Oi Deborah! Muito obrigada pelo seu comentário e pelo seu apoio! Estive a pesquisar e creio que o equivalente às natas de soja é o creme de soja. Tento sempre escrever as receitas em português de Portugal com o equivalente em português do Brasil, mas ainda há alguns produtos que não conheço. Vou ter em atenção o seu comentário. Espero o The love Food a ajude no seu caminho para o veganismo. Um abraço!

  3. Olá! Parabéns pelo blog, está óptimo e já tirei muitas ideias. Queria perguntar uma coisa em relação a esta receita… Eu costumo usar natas de soja que estão naqueles pacotinhos tetra pack e parecem-me sempre muito líquidas… Às vezes engrosso-as com um bocadinho de farinha ou assim… Estas natas desta receita são especiais ou são desse tipo? Ou são natas que estão no fresco? E engrossam por si mesmas? Mais uma vez obrigada, parabéns e beijinhos! 🙂

    Raquel

  4. Olá Maria 🙂
    Mais uma dica para experimentar!!! E eu nem sou apreciadora do “Bounty”.
    Mas tenho uma duvida, – Como se vê se o chocolate é vegano??? Obrigada!
    Milu *

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*