Receita para 8 a 10 panquecas de 8 a 10 cm
Cá vai a receita, como prometido!
As panquecas são a perfeita
confort food para qualquer hora do dia e para qualquer estação. Extremamente fáceis e rápidas de fazer, as desta receita ficam fofinhas e saborosas, e não levam açúcar – como têm xarope de agave (ou néctar de agave), são toleradas por diabéticos e perfeitas para quem quer desfilar um corpo escultural neste Verão! Aconselho-a/o a comprar copos e colheres medidoras para fazer as medidas certas, são absolutamente essenciais para pastelaria. Para quem tem os copos medidores, a medida que eu indico como “copos” equivale à medida “cups” escrita nos copos medidores.
1 ¼ copos de farinha com fermento
2 colheres de chá de fermento
½ colher de chá de sal fino
1 colher de chá de canela (opcional)
2 colheres de chá de óleo de girassol
1/3 copo de água
1 ou 1 ¼ copos de leite de soja
2 colheres de sopa de xarope de agave
1 colher de chá de extracto de baunilha

Peneire a farinha, o fermento, o sal e a canela para uma taça. Faça um buraco no centro e junte o óleo, a água, o xarope de agave e a baunilha. Misture até os ingredientes estarem combinados – não é grave se ficarem alguns grumos (não mexa demais, ou ficarão pastosas…).

Aqueça uma frigideira em lume médio e deite um pouco de óleo. Com um guardanapo de papel, espalhe o óleo pela frigideira como se estivesse a untar uma forma para um bolo.
Quando a frigideira estiver quente, deite colheradas da massa com uma concha de sopa, tendo o cuidado de as fazer redondinhas, com aproximadamente 8 a 10 cm de diâmetro. Quando se começarem a criar bolhas, veja se consegue virar a panqueca com a sua espátula – se conseguir, é porque já a pode virar. As panquecas devem ficar douradas, como na fotografia.

Pode acompanhar estas panquecas com o que desejar: frutos frescos, maple syrup, xarope de milho, compotas variadas, chocolate, gelado, açúcar e canela… a escolha é infinita.

6 comments

  1. Experimentei a receita, ficaram super boas ainda melhor que as receitas tradicionais! Ficaram super fofinhas!Usei-as para surpreender o meu marido no pequeno almoço de aniversario de casamento, ele gostou muito e ficou fã ! O que diz tudo pois ele não é vegetariano, e olha sempre de lado para a comida quando fasso algo vegan, mas la o vou conquistando devagarinho!:P

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*