Estes sofisticados pastelinhos são rápidos, baratos e fáceis de fazer. O recheio aveludado com o crocante da massa criam a combinação perfeita para qualquer ocasião: um picnic, um almoço, um jantar, um lanche, uma festa de aniversário, e tudo mais que lhe apetecer. Delicie-se.

1 pacote massa folhada 100% vegetal pronta a desenrolar (ou outra massa que preferir)
2 molhos de espinafres frescos ou 1 pacote de espinafres congelados
½ pacote de natas de soja (creme de leite de soja)
Sal
Pimenta preta
2 dentes de alho ou alho em pó
1 colher de chá de ketchup

Numa frigideira, aqueça um fio de azeite, junte o alho (não precisa de descascar, basta esmagá-lo) e os espinafres lavados. Se não couberem todos à primeira, não se preocupe, eles diminuem substancialmente de tamanho. Se usar espinafres congelados, coloque-os numa frigideira sem azeite até descongelarem completamente. Só quando estiverem descongelados é que acrescenta o azeite.

Junte as natas, o ketchup e tempere, mexendo até ficar cremoso.

Reserve numa tigela ou num prato até arrefecer.

Estenda a massa no plano de trabalho. Com um cortador de massa redondo (pode também usar uma caneca larga ou um copo) corte círculos de massa. Faça uma bola com as aparas da massa, polvilhe com farinha e estenda-a com um rolo da massa até ficar fina, e volte a cortar círculos. Repita este procedimento até esgotar a massa.

Recheie os círculos de massa com os espinafres, colocando uma colher de sopa de recheio no centro de cada círculo e fechando as pontas em forma de rissol.

Vai ao forno a 200ºC durante 15 mn ou até estarem dourados. Quando estiverem prontos deixe-os arrefecer um pouco (ou completamente, se os preferir frios) numa grelha de pastelaria, para não ganharem humidade e ficarem crocantes.

2 comments

  1. No sábado passado houve pic-nic em Monsanto com amigos. Salvaguardei a minha refeição (não garantida entre frango assado e pataniscas de bacalhau…) com estes deliciosos pastéis (acrescentei-lhes apenas cogumelos). Eu deliciei-me. E eles também! Felizmente a Tarte de Legumes do Verão também estava presente. 😉 Obrigada pelas sugestões!

  2. Olá ARita! Fico contente pelo sucesso do pic-nic, dos pastelinhos e da tarte. Sempre que há pic-nics com pratos não veganos e pratos veganos, são os veganos que desaparecem mais depressa, e ainda bem! Obrigada pela partilha e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*