Receita para 2 pessoas

Esta receita é tão simples e rápida que hesitei em escrevê-la aqui… mas são as coisas simples que adoçam a vida, e sabe tão bem chegar a casa e ter um arrozinho home made e delicioso a fumegar na panela, que aqui vai:
Para o arroz
1 pimento vermelho médio (comprei dois biológicos hoje que são peças de arte)
½ lata de polpa de tomate aos pedaços (ou 2 tomates maduros cortados aos pedaços)
1 chávena de arroz
1 e ½ chávena de água (depende do arroz, às vezes é preciso acrescentar mais um pouco de água)
Sal
1 colher de chá de pimentão-doce (páprica)
1 colher de chá de alho em pó
1 fio de azeite

Vamos lá ver, eu acho que este arroz fica mais saboroso com um refogado de cebola e alho, em vez de alho em pó, mas cá em casa a cebola não é muito apreciada, a não ser por mim, por isso acabo por nunca fazer arroz com refogado. Para além disso, a cebola é tóxica para os cães, e os cá de casa agradecem se juntar à ração um bocadinho de arroz – de vez em quando não faz mal!
Corte o pimento em pedaços pequenos. Aqueça um fio de azeite numa panela anti-aderente e salteie o pimento durante 5 minutos. Junte a polpa de tomate e tape, até perder a água e o pimento estar macio (eu costumo acrescentar ½ copo de água à polpa de tomate para o pimento cozinhar por mais tempo, porque o pimento pode ser um pouco indigesto quando pouco cozinhado). Quando a água tiver evaporado, junte o arroz e mexa, envolvendo os grãos no preparado. Junte a água, tempere com sal, tape e deixe cozinhar por 10 a 15 mn, mexendo de vez em quando. Se for necessário acrescente mais um pouco de água, para ficar ainda mais malandro. No final, junte o pimentão-doce e o alho em pó, envolva, desligue o lume e tape. Deixe repousar 5 mn.

Para os bifes de seitan – Há várias maneiras de fazer bifes de seitan, como há várias maneiras de fazer bifes. Esta é a mais rápida e simples, o seitan fica crocante por fora e continua macio por dentro. Para acompanhar um arroz malandro é a ideal.

250 g de seitan (usei da marca Shambala, são tenros e saborosos)
1 pitada de alho em pó
1 pitada de pimentão-doce
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta
1 fio de azeite

Numa frigideira anti-aderente, aqueça um fio de azeite e junte o seitan. Salpique cada bife com os temperos e deixe dourar. Quanto mais dourados estiverem mais crocantes ficam.

Para a mesa!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*